Dirigir 10km/h a menos pode salvar vidas

30/10/2014

2013

2014

 

Os vídeos acima fazem parte da campanha social lançada pelo Conselho Nacional de Segurança Rodoviária da Polônia chamada “Slow Down”, lançada em 2013. Com o slogan “10 a menos salva vidas”, a campanha conta com spots de TV e de rádio que comparam os efeitos da colisão de carros com pedestres quando estão a 60km/h e a 50km/h. A campanha busca incentivar os motoristas a dirigirem a 50km/h mesmo que seja abaixo da velocidade máxima permitida nas áreas urbanas do país.

Um dos vídeos relata que a partir do momento que o motorista percebe o pedestre ele demora 1,5 segundo para reagir, percorrendo 25 metros até frear. Com isso,o carro atinge o pedestre a 46km/h, equivalente a uma queda do terceiro andar de um prédio. Já ao dirigir a uma velocidade de 50km/h, o tempo de reação é o mesmo (1,5 segundos) mas a distância percorrida antes do freio é de 20,83 metros, atingindo o pedestre a apenas 5km/h, o que reduz significativamente a chance de consequências mais graves. Em 2014, foi lançada a segunda edição da campanha, com um spot (acima) que faz uma análise entre as duas velocidades utilizando os mesmos dados, porém em uma colisão entre dois carros.

A campanha “Slow Down” contou também com a contribuição de familiares dispostos a compartilhar suas histórias trágicas na frente da câmera para um vídeo sobre vítimas que morreram atropeladas ao atravessarem a rua. A ausência de falas e a música ao fundo dão um ar melancólico ao vídeo. 

De acordo com estatísticas oficiais,em 2012 cerca de 50% de todas as vítimas de acidentes de trânsito na Polônia eram pedestres, ciclistas ou motociclistas. No mesmo ano, ocorreram cerca de 7.800 acidentes (23% do total) devido a velocidade inadequada, matando 1.105 pessoas e ferindo 12 mil.

Semelhanças com outra campanha

Alguns vídeos da campanha “Slow Down” são bastante semelhantes ao vídeo “Reconstruction” da Australia Road Safety, muito reconhecida pro suas campanhas de impacto relacionadas ao trânsito. Ambas retratam a reconstrução de um acidente entre um carro e um pedestre e a diferença das consequências do impacto em ambos os cenários. Porém,  o comercial australiano aponta  como apenas 5 km/h a mais pode ter impactar sobre a gravidade dos ferimentos do pedestre.