Dove e Twitter se unem pelo fim de tweets ofensivos

23/02/2015

speak

speak 2

Após lançar a campanha Ame Seus Cachos – postada aqui no blog , a Dove  está de volta com mais uma campanha de autoestima para as mulheres: “Speak Beautiful”. Se na primeira  a marca encoraja as mulheres a amarem seus cabelos cacheados, a nova campanha incentiva as mulheres a tuitarem mensagens  menos concentradas na aparência física e mais focadas em seus talentos e forças.

As pessoas que frequentam as mídias sociais – especialmente o Twitter – se deparam constantemente com comentários maldosos a respeito da aparência física dos outros e delas mesmas. Em uma pesquisa realizada pela rede social foram contabilizados mais de cinco milhões de tweets negativos sobre aparências físicas publicados em 2014.  Além disso, foi concluído que as mulheres são 50% mais propensas a fazerem comentários negativos sobre elas mesmas durante a transmissão da cerimônia do Oscar.

Com a campanha #SpeakBeautiful, a Dove, em parceria com o Twitter, decidiu transformar as redes sociais em plataformas menos hostis, neutralizando o impacto negativo desses tweets  de baixa estima. Defendendo a ideia de que é preciso apenas um tweet positivo para criar um efeito dominó e derrubar os comentários negativos, o vídeo oficial foi ao ar ontem (22) durante o intervalo do Oscar para dar inicio a campanha.

De acordo com a Dove, uma ferramenta tecnológica do Twitter identifica as palavras chaves para sinalizar os comentários negativos sobre aparência física postados durante o evento e o perfil oficial da marca responde em tempo real com conselhos construtivos de especialistas em autoestima incentivando a usuária a ter hábitos mais positivos na rede para se referir a ela mesma a aos outros.

“As mulheres não se dão conta de como o diálogo on-line pode contribuir para definir sua  mentalidade e comportamento negativos em relação a beleza online e offline. Nós, mulheres, temos uma oportunidade incrível para sermos mais cuidadosas sobre como falamos de nós mesmas e dos outros na internet”, afirma a pesquisadora de mídia social da Microsoft, Danah Boyd.

A diretora de marketing da Dove, Jennifer Bremner, completa em um comunicado de imprensa: “As ideias e opiniões sobre a aparência física são constantemente compartilhadas a cada segundo através de feeds sociais, e às vezes não nos damos conta plenamente do impacto das palavras mesmo em um post. O poder de #SpeakBeautiful está nas mãos de todos nós e podemos mudar positivamente a maneira como as novas gerações se expressam online”. A ação ocorrerá no decorrer do ano todo.

Veja abaixo alguns tweets da campanha durante e após a Cerimônia do Oscar.

tweet 1

tweet 2

tweet 3