Tem um cigarro nesta imagem

02/09/2013

O anúncio acima, criado pela agência Havas Worldwide para a ONG Aliança de Controle ao Tabagismo (ACTbr), mostra um cigarro misturado a um monte balas. A estratégia de denunciar a ação da indústria do tabaco para envolver crianças e adolescentes vem sendo adotada pela ONG desde 2011 quando lançou a campanha #LimiteTabaco. O anúncio foi veiculado durante o Dia Nacional de Combate ao Fumo 2013 (29 de março).

De acordo com a assessoria da ACTbr, a campanha se baseia em pesquisas encomendadas pela organização ao Instituto Datafolha. Em abril de 2011, foi feita uma amostragem nacional, com homens e mulheres acima de 16 anos, em 145 municípios das cinco regiões. Dos entrevistados, 86% são favoráveis à proposta de proibição da propaganda e promoção dos produtos de tabaco junto aos jovens, através de festas ou eventos específicos para este público-alvo. O percentual atinge 88% entre os que têm filhos e 90% entre os que trabalham na área de educação. A proposta tem adesão em todos os segmentos da amostra, incluindo os fumantes, com 75%. Quanto à proibição da exposição das embalagens de cigarros nos pontos de venda, tais como padarias, bares, lanchonetes e bancas de jornais, para que deixem de ser vistas principalmente por crianças e adolescentes, 78% apoiam a medida. Até entre os fumantes a proposta tem adesão, com 65% de concordância. Em relação à adição de sabores e aromas aos cigarros, tais como baunilha, morango, chocolate, para torná-los mais palatáveis e atraentes e favorecer a iniciação por jovens , 75% dos entrevistados são favoráveis a que se proíba aditivos aos produtos de tabaco, incluindo 66% dos fumantes.

Má notícia

Uma liminar concedida pela Justiça ao Sinditabaco-DF (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco) suspende os efeitos da RDC 14/2012 da Anvisa, que prevê o banimento de produtos com sabor derivados do tabaco, como cigarros mentolados, cigarrilhas aromatizadas e fumo com sabor para narguilé. A decisão favorece as empresas Souza Cruz e Philip Morris. A proibição entraria em vigor a partir de domingo (1º de setembro). Leia mais sobre a norma da Anvisa aqui.