Maratona de Paris denuncia escassez de água na África

22/07/2015

Captura de Tela 2015-07-22 às 15.38.19

 

maratona

No meio dos mais de 54 mil corredores na Maratona de Paris, em abril de 2015, um mulher chamou a atenção dos corredores e da mídia. Carregando um galão de água de 20 kg em sua cabeça, com seu número de inscrição da maratona no peito e roupas tradicionais da sua comunidade, Siabatou Sanneh, de Gambia,  queria, na verdade, mostrar sua realidade na África. A ação faz parte da campanha The Marathon Walker, criação da Ogilvy&Mather.

Em sua primeira viagem para fora de seu país, Siabatou participou da Maratona em nome da organização não-governamental Water For África, dedicada à construção de poços de água no continente africano. Para fazer com que as pessoas compreendessem a dificuldade que as mulheres africanas enfrentam para terem acesso à água potável, Siabatou lembrou que costuma enfrentar uma maratona por dia. Na placa que exibia durante o percurso,ela mandava uma mensagem: “Na África, mulheres percorrem essa distância todos os dias para encontrar água”, se referindo ao 42 quilometros da Maratona. “Ajude-nos a reduzir essa distância”, dizia a outra face da placa.

Apesar da busca pela conscientização de todos, a mensagem da campanha tinha um outro endereço: os líderes mundiais que participaram do 7º  Forum Mundial da Água, realizado na Coreia do Sul. “No meu país, você planta o que come e come o que planta. Mas só podemos fazer isso com água suficiente“, explica Siabatou para o portal IBTime UK.

Eu quero que as pessoas nos ajudem a construir novos poços, uma fonte de água sustentável, não apenas mais buracos, mas que sejam sustentáveis também. Isso é tudo o que precisamos. Eu não quero que meus filhos precisem percorrer essa distância para conseguirem água quando estiverem com a minha idade“, explica.

A campanha encontrou uma forma criativa para as doações: elas são feitas em metros. A ONG promete construir um poço como fonte de água sustentável para cada distância da maratona (42Km) doada. Por exemplo, ao doar $5 dólares a pessoa estará doando 40 metros, ou seja, uma comunidade africana estará 40 metros mais próximo de um novo poço de água que será construído pela Water For Africa. A cada $10 dólares, são doados 80 metros;  $25 dólares, 200 metros e $50 dólares, 400 metros.

Desde o lançamento da campanha, já foram construídos cinco novos poços de água. Para fazer uma doação e ajudar a diminuir essa distância, acesse o site themarathonwalker.com, onde é possível também acompanhar o andamento das doações e do número de poços que estão sendo fornecidos.

The Marathon Walker foi premiada com quatro Leões no festival Cannes Lions 2015 – ouro (Outdoor), ouro (Branded Content), prata (Media) e bronze (PR).