Um brinquedo como eu

02/10/2015

 

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Mãe de uma menina com deficiência auditiva, a jornalista britânica Rebecca Atkinson acredita que os brinquedos têm um papel importante tanto no entretenimento quanto na educação de sua filha e de todas as crianças. Incomodada com a ausência de bonecos que representem crianças com diversas formas de deficiências, a jornalista percebeu que precisava lembrar a indústria de brinquedos sobre a importância de destacar essas diferenças através de suas linhas de produtos.

Com a ajuda de mais duas mães que enfrentam a mesma realidade, Rebecca criou a campanha #ToyLikeMe, para pressionar os fabricantes de brinquedos a criarem linhas de bonecos com deficiência. Para a criadora da campanha, o objetivo não é apenas fazer com que crianças com algum tipo de limitação física se reconheçam nas bonecas, mas também mostrar para as outras crianças desde cedo que elas podem encarar as diferenças com naturalidade.

A campanha começou nas redes sociais com perfis da #ToyLikeMe no Facebook e no Twitter, onde as três mães começaram a compartilhar imagens de brinquedos que elas mesmas adaptavam. A primeira boneca adaptada para a campanha foi a da personagem Sininho, do Peter Pan, que passou a ter um implante coclear feito com massinha. Com o sucesso das fotos nas redes sociais,  diversos seguidores passaram a fazer o mesmo, resultando em uma onda de fotos de brinquedos com cadeiras de rodas, óculos, manchas, entre outros. “Nós sabemos que as mães, pais, e as crianças começaram a fazer seus próprios brinquedos com deficiência. O que mais podemos fazer enquanto a indústria de brinquedos ignora as 150 milhões de crianças com deficiência em todo o mundo?”, questiona um participante.

Uma petição online, que obteve mais de 50 mil assinaturas, a #ToyLikeMe foi dirigida empresas como a Playmobil, Lego, Disney e Mattel (criadora da Barbie), para lançarem e comercializarem linhas especiais de bonecas, semelhantes às criadas pelas mães e seus seguidores. Até o momento, a Disney, Mattel e Lego não se pronunciarem diante da campanha.

Em maio, a campanha, que conta com 17 mil seguidores, conseguiu com sucesso, convencer  duas grandes empresas. A britânica Makies, que produz bonecos através de impressoras 3D,  já começou a comercializar três bonecas chamadas Hetty, Eva, e Melissa, em resposta à campanha  #ToyLikeMe. Enquanto Hetty vem com manchas de nascença no rosto, Eva usa óculos e bengala e Melissa, implante coclear. Já a Playmobil, anunciou em sua página no Facebook: “Estamos em fase de planejamento para lançar uma nova linha PLAYMOBIL, que irá incluir personagens com deficiência. Parte dos lucros da venda serãoo doados para uma instituição de caridade selecionada pela  #ToyLikeMe“.  Veja abaixo, alguns dos bonecos criados durante a campanha:

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