Uma estrada sem regras

23/01/2017

Imagine uma estrada sem regras, onde você pode dirigir de forma imprudente. Onde pode parar em qualquer lugar, ir o mais veloz possível e cortar os outros veículos sem avisar. Fazer qualquer coisa que lhe der na telha. Assustador né? A campanha acima fala de segurança sim, mas não é bem sobre o trânsito. É sobre usar capacetes em esportes de neve, como o esqui.

A velocidade alcançada na descida de uma montanha um esquiador pode alcançar às de um automóvel. A campanha é da marca de produtos esportivos Decathlon pela agência francesa Rosepark. Um estudo IFOP de 2015 descobriu que dois terços dos esquiadores não usam capacetes. Não é que eles não sabem que devem,  97 % responderam que é necessário  mas apenas 10% usa. Ou seja:  as pessoas reconhecem a necessidade, mas simplesmente não querem usar.

Acidentes

Segundo a Associação Americana de Áreas de Esqui, os esquiadores e snowboarders têm usado capacetes mais do que nunca (quase o triplo em relação a 2003). Todos os anos, os EUA registram ao menos 30 mortes relacionadas aos esportes na neve, 70% delas envolvendo jovens de até 30 anos de idade. Lesões na cabeça são as principais causas. Os especialistas dizem que o uso de capacetes tem reduzido o número de ferimentos na cabeça menos graves, como lacerações no couro cabeludo.

O heptacampeão de F1, Michael Schumacher, se acidentou no dia 29 de dezembro de 2013, enquanto esquiava nos Alpes Franceses, mais precisamente em Méribel. O alemão bateu com a cabeça em uma pedra e sofreu um grave traumatismo craniano.os médicos dizem que ele não teria sobrevivido à queda se não tivesse usando um capacete. Ele não recobrou a consciência até hoje e recebe tratamento intensivo em casa.