24/05/2016

Trânsito

Mandar mensagem enquanto dirige é fatal.

Lições não aprendidas

24/05/2016

A irresponsabilidade de motoristas que adoram ler e mandar mensagens enquanto dirigem é um problema mundial. Mas, na Colômbia, o mau hábito é tão frequente que estatísticas mostram que 94,3% das pessoas podem se envolver em um acidente causados por motoristas que digitam enquanto dirigem. Em sua nova campanha de responsabilidade no trânsito, a Suzuki fez com que esses condutores fossem alertados sobre esses perigos por uma pessoa que jamais poderia cometer este erro.

Unlearned lessons (“Lições não aprendidas”, em português) apresenta Rosa Rodríguez, uma idosa colombiana analfabeta, que não teve acesso à educação. Ela faz um apelo emocionante aos motoristas para que eles não transformem este privilégio – que ela não pôde ter – em suas sentenças de morte. E reforça que esta é uma lição que eles não podem jamais esquecer. A campanha é assinada pela Y&R Colômbia.

Um estudo realizado pelo do Departamento de Trânsito dos Estados Unidos(NHTSA) aponta que o uso de celulares ao volante pode aumentar em até 400% o risco de acidente. Um risco muito maior do que o causado pela embriaguez, por exemplo. Em entrevista ao Estadão, José Carlos Cassaniga, diretor executivo de concessões do grupo EcoRodovias afirma: “Antes as pessoas falavam ao celular, o que já compromete significativamente os reflexos. Agora, elas digitam, mandam mensagens, o que aumenta muito não só o risco de acidente, mas a sua gravidade, principalmente quando estamos na estrada, em maior velocidade“.