13/06/2016

Maconha

Porque o Uruguai resolveu legalizar.

A maconha no Uruguai

13/06/2016

Vamos falar sobre um tema que gera bastante buzz e curiosidade nas nossas redes sociais: o que levou o então presidente Pepe Mujica (2010-2015), a colocar o Uruguai na vanguarda internacional e transformou o país na primeira nação do mundo que regulamenta o cultivo, a distribuição e o consumo.

giphy

Na Lata:  um compilado de informações pra você ficar por dentro do assunto!

O Uruguai sempre foi uma terra conhecida por seus habilidosos churrasqueiros e as deliciosas costelas na brasa, mas depois de 2014 o país também ficou conhecido por ser o primeiro regulamentar todo o ciclo da maconha – da produção ao consumo. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, não é bem um “liberou geral”. Existem regras claras.

Lei 19172, regulamentou a produção, distribuição e venda de cannabis como parte de uma estratégia para minimizar a política de riscos e redução de danos, promover a informação, educação e prevenção uso problemático desse produto. O governo federal uruguaio assumiu o controle da importação, produção, venda, etc., através do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis (IRCCA) – saiba mais aqui.

O país abriu suas portas para o mercado da cannabis e já começa a colher os primeiros frutos dessa experiência, especialmente com relação ao tráfico. Até o momento, foram colocados em vigor os dois primeiros pontos da reforma, que autorizam o cultivo individual da cannabis e a formação de “clubes de consumidores”, após um registro oficial com garantia de confidencialidade.

De acordo com o jornal O Dia, o governo do Uruguai quer implementar até o mês de julho a terceira e mais polêmica fase da lei que legalizou a maconha no país: venda exclusiva em farmácias e produção somente com licença estatal. A maconha será vendida nas farmácias a um preço mais competitivo que a do mercado ilegal (de cerca de US$ 1 por grama) e promete ser de melhor qualidade para motivar os consumidores a abandonarem o tráfico clandestino.

Preparamos uma lista de fontes para você se tornar expert no “rolê”:

E para completar, esta aqui da Exame, que fala sobre o que os benefícios econômicos para o Brasil e uma série de infográficos sobre como anda a legislação sobre maconha em 47 países.