Visão interna

25/03/2019

Campanha contra Aids é filmada sob o ponto de vista dos preservativos

Trabalho de comunicação #ComeProtected foi desenvolvido pelo coletivo Be Free

por PROPMARK   

A ideia foi concebida por um grupo formado pelo redator Chico Lucas, a dupla de direção FeGus (Fernanda Magalhães e Gustavo Guives Leal) e os diretores de arte José Pedro Bortolini e Higor Franco. A campanha partiu de um ponto de vista inusitado para tentar chamar a atenção das pessoas. Foram meses de pesquisa de material, estudos e testes até chegar ao que o grupo chama de RUBBER-O-VISION (em português “Visão da Camisinha”).

As imagens foram captadas com uma superfície acoplada à lente da câmera para conseguir o resultado esperado, sem precisar de pós-produção. “Com as mudanças de comportamento que existem hoje, precisávamos criar algo que tivesse um grande impacto visual e uma linguagem contemporânea” conta o coletivo.

Além do filme, o #ComeProtected conta também com pôsteres lambe-lambe, um hotsite e perfil no instagram. Todos produzidos em idiomas diferentes, com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas possível, principalmente àquelas de países onde o uso do preservativo tem caído drasticamente nos últimos anos. O projeto contou, ainda, com o apoio da Dumitriu Filmes, Canja Audio Culture, Psycho n’ Look e o fotógrafo Agê Barros.

A ação foi impulsionada por dados alarmantes da OMS, UNAIDS e do Ministério da Saúde: hoje, 6 a cada 10 jovens não usam camisinha; cerca de 7 mil mulheres entre 15 e 24 anos são infectadas pelo HIV todas as semanas; e, nos últimos 10 anos, a quantidade de idosos com Aids no Brasil cresceu 103%.