Vítima não é culpada

31/03/2014

Veiculado nos canais de TV aberta e fechada, este vídeo feito pela agência nova/sb é um convite à reflexão sobre a violência contra a mulher. A iniciativa da campanha surgiu a partir da divulgação da pesquisa Tolerância social à violência contra as mulheres do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(Ipea), que apontou que 26% dos brasileiros acham que mulher de roupa curta têm responsabilidade por ataques de cunho sexual e 58,5% dos entrevistados concordaram com a afirmação que “se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”. A divulgação dos resultados do estudo gerou uma enorme repercussão e ampliou o debate sobre o tema.

Criada pela escritora e jornalista Nana Queiroz no Facebook, a campanha #EuNãoMereçoSerEstuprada ganhou o noticiário nacional e repercussão internacional após as participantes serem ameaçadas por homens na rede social. E a adesão de mulheres como a presidente Dilma Roussef (pelo Twitter, confira aqui), da cantora Daniela Mercury (foto abaixo), de homens e de vítimas de violência sexual. Propositalmente criada para chocar, a campanha convidou as mulheres a posar com um cartaz cobrindo os seios com as inscrições #EuNãoMereçoSerEstuprada #NinguémMerece.

Mercury

Tradição em campanhas de interesse das pessoas

Não foi a primeira vez que a agência nova/sb tomou a iniciativa em realizar uma campanha em benefício de causas sociais relevantes. Em 2006, a agência criou pro bono para a Sociedade Brasileira de Melanoma uma campanha de conscientização sobre o câncer de pele e a necessidade de prevenção dos raios solares. Em 2007, foi a primeira agência de propaganda do Brasil a se tornar Carbono Zero e promoveu uma intervenção urbana transformando a casa onde funcionava em uma floresta tropical (veja aqui). Também neste ano, por causa de uma pesquisa sobre obesidade infantil, instigou o debate sobre o tema com uma série de anúncios e peças de mobiliário urbano com a campanha Diga Não à Obesidade infantil. Também criou em parceria com a revista Marie Claire, a ação para a mobilização contra o Turismo Sexual.

A nova/sb é a única agência brasileira convidada pela Organização Mundial de Saúde para participar de suas concorrências. Este ano, pela sétima vez, foi escolhida para realizar uma campanha mundial: a do Dia Mundial do Doador de Sangue 2014. A agência já fez três campanhas para o Dia Mundial do Doador de Sangue (2013, 2012 e 2011), uma para campanha do uso indiscriminado de medicamentos para o Dia Mundial de Saúde (2011) e duas campanhas foram para o Dia Mundial Sem Tabaco (2008 e 2010). As peças foram veiculadas para cerca de 200 países, em idiomas como árabe, mandarim, russo, hindu, além do inglês, francês, espanhol, português (leia mais aqui).

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