Viver melhor basta

12/01/2017

De vez em quando a gente recebe algumas contribuições preciosas de nossos leitores. Como o vídeo acima, sugestão da publicitária e artista plural, Bárbara Ivo. Segundo ela, a inspiração para realizar um vídeo com  poema Viver Melhor #Basta, de Monahyr Campos, veio daqui do blog Comunica Que Muda. O texto, escrito em 2010 especialmente para um evento para o combate da violência contra as mulheres. O vídeo de um minuto está entre os finalistas do programa Ibercultura-Viva.

Monahyr Campos é um artista independente, compositor, multi-instrumentista e cantor,  autor de inúmeras trilhas sonoras além de letras para canções populares. Integra o grupo de música autoral infantil Racauí, além de apresentador e mestre de cerimônias do Sarau do Ó. Entre 1980 e 2013, 106.093 mulheres foram assassinadas, 4.762 só em 2013. Os dados são do Mapa da Violência 2015 que apontou que 50,3% das mortes violentas de mulheres são cometidas por familiares e 33,2% por parceiros ou ex-parceiros. O Brasil tem uma taxa de 4,8 homicídios por cada 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo, conforme dados da OMS que avaliaram um grupo de 83 países.

Papai Noel abusador

Não é fácil dizer basta e viver melhor. Por isso, manter em pauta a violência contra a mulher é fundamental para mudar as coisas, especialmente o aspecto cultural. Muitas vítimas evitam denunciar para não serem intimidadas ou por se sentirem culpadas. Muitos abusos são considerados aceitáveis ou até normais. Como o filme abaixo, veiculado em dezembro. Era para ser uma história de Natal.

“É hora de pensar sobre as coisas que importam” diz o conceito desse filme assustador. Embora esteja em russo, dá bem para entender que uma menina escreve uma cartinha para o Papai Noel se queixando da falta de atenção da mãe – uma mulher de negócios, que cria a filha sozinha. O “bom” velhinho resolve ajudar sequestrando a mãe e fazendo-a passar por maus bocados (fome, frio, medo, desespero). Tem final “feliz” nas cenas finais, com mãe (arrependida) e filha juntas em cenário idílico.

A campanha é do Credit Bank de Moscou e causou fortes reações nas redes sociais por conta da violência contra a mulher sendo usada como um corretivo para a vida familiar dela. Uma em cada três mulheres russas já sofreu violência e a cada 40 minutos uma mulher na Rússia é morta por um membro da família. A criação é da agência 3Sba. Veja mais aqui. Com informações do Adweek.