O Desafio do Manequim

30/11/2016

Você já deve ter visto em alguma rede social. O desafio do manequim (mannequin challenge) tem invadido a internet em vídeos caseiros, celebridade, marcas e até a Casa Branca. Mas o filme acima transformou a brincadeira em assunto sério. A iniciativa é para conseguir mais recursos para pesquisas sobre a ALS (em portugês é esclerose lateral amiotrófica ou ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig.

A campanha é da ONG Ligue SLA, da Bélgica, que apoia pacientes de esclerose lateral amiotrófica. A criação é da Publicis de Bruxelas. Em entrevista ao Adweek, o criativo da agência, Vander Heyden, disse que o objetivo é o mesmo do Desafio do Balde de Gelo. “Este vídeo pretende fazer as pessoas pensarem sobre a doença. Também incentivá-las a doar para ajudar os pesquisadores reais do vídeo a encontrar uma cura ou tratamento para que os pacientes com ELA tenham melhores expectativas de vida “, reforçou.

Lançado em 25/11 no Facebook, o filme tem até agora mais de 300 mil visualizações e 2,1 mil compartilhamentos

Saiba mais

A ELA  é uma doença neurodegenerativa progressiva, que afeta as células nervosas no cérebro e medula espinhal. Os sintomas podem variar, mas a conclusão no final do vídeo infelizmente é bem real. Os pacientes podem apresentar problemas com funções motoras básicas, tornando-se difícil de segurar uma caneta,  levantar um copo, ou mesmo controlar sua voz. É bem comum aparecer na faixa etária entre 40 e 70 anos. Além do astro do beisebol Lou Gehrig, Stephen Hawking é outro paciente bem conhecido da doença.


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