10/06/2016

Conscientização

Alguns alimentos contêm mais gordura do que pensamos.

Quantidade que assusta

10/06/2016

As doenças cardiovasculares, como infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC), ainda são a primeira causa de mortes no mundo. E uma alimentação não balanceada e rica em gordura saturada são alguns dos fatores que podem aumentar consideravelmente a chance de uma pessoa ter um desses problemas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que nosso consumo de gordura não ultrapasse 10% das calorias ingeridas diariamente. Um verdadeiro desafio para os amantes do fast food, por exemplo.

Para mostrar que “alguns alimentos contêm mais gordura do que pensamos”, a FCB Lisboa criou para Adexo (Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos) de Portugal a ação The Fat Stencil.  A ideia é evidenciar a quantidade de gordura contida em uma pizza e, assim, incentivar as pessoas a manterem hábitos alimentares mais saudáveis. Para isso, eles imprimiram grandes cartazes. Mas com uma estranha diferença. Eles substituíram a tinta de impressão por uma quantidade de óleo que costuma ser usada para fazer uma pizza. Com esta o óleo, foi escrita a frase “Este cartaz foi feito com a gordura de uma pizza. Escolha alimentos mais saudáveis”. Os cartazes foram veiculados em lugares próximos à peças de publicidade de restaurantes de fast food.

Correr para comer

Em um segundo momento, a agência criou a ação The Moving Food Truck”. Diferente dos tradicionais Food Trucks, este propões um desafio aos seus clientes:  pagara refeição gastando calorias. Ou seja, em vez de pagar com dinheiro, eles precisam praticar algum exercício físico que os faça gastar o número de calorias  equivalente ao do alimento pedido. Um cheeseburguer, por exemplo, custa 4,3 quilômetros de corrida. Já o refrigerante, 1,4 quilômetro. Um incentivo não apenas a uma alimentação mais saudável, mas também ao fim do sedentarismo. Veja a ação no vídeo acima.