Tudo o que puder comer

10/02/2015

 

Durante o Super Bowl os fãs costumam consumir bastante junkie food como pizzas, batatas fritas e doces enquanto assistem ao jogo de futebol americano. Essa foi uma das razões para que o Weight Watchers (Vigilantes do Peso) – empresa americana que auxilia na perda de peso – lançasse seu novo comercial “All You can Eat”, criado pela agência Wieden + Kennedy, de Portland.

Narrado por Aaron Paul, ator que interpretava o traficante de drogas Jesse Pinkman na série Breaking Bado comercial faz uma associação entre o vício pelos alimentos não saudáveis com o vício pelo consumo de drogas, à medida que retrata as inúmeras tentações de alimentos as quais as pessoas têm sido submetidas.

Em um cenário parecido com o que seu personagem em Breaking Bad produzia suas drogas,  Aaron Paul provoca: “Vamos! Liberte-se! Experimente um pouco! Você tem o controle da situação e pode parar quando quiser”. Uma analogia à forma como a indústria envolve o consumidor com a forma como outras pessoas são influenciadas a consumirem algum tipo de droga. No final, o filme manda uma mensagem de incentivo: Está na Hora de retomar o controle.

A ideia da empresa é que a campanha sirva como uma forma de alerta em favor da saúde pública, explicando como boa parte da indústria de alimentos nos Estados Unidos é voltada para a oferta massiva e exagerada de comidas não saudáveis e baratas, um dos fatores que causam o descontrole do consumidor. O nome “All You Can Eat” faz referência à expressão utilizada por diversos estabelecimentos nos quais os clientes pagam um determinador valor fixo e podem comer o que quiserem e o quanto quiserem.

De acordo com o vice-presidente sênior do Weight Watchers, Maurice Herrera, esta foi a primeira vez que a o programa fez um anúncio durante o Super Bowl e provavelmente não será a única. “Se trata de um grande palco e essa é uma mensagem importante”. Herrera ainda explica ao site PR News Wire  a preocupação com o novo estilo de alimentação dos americanos: “A realidade é que está cada vez mais difícil abordar este tema, pois nós alcançamos um ponto de inflexão de uma epidemia em que dois terços dos americanos estão acima do peso.”

Segundo o Centro de Ação e Pesquisa de Alimentos dos Estados Unidos, 68,5% dos adultos americanos estão acima do peso, sendo que 34,9% são considerados obesos.Em relação as crianças e adolescentes, 31,8% estão com sobrepeso e 16,9% são considerados obesos.