Nestlé divulga mudanças na publicidade para crianças

19/01/2009

 

A Nestlé anunciou que vai adotar no Brasil, ainda este mês, a nova política de comunicação na publicidade infantil aplicada mundialmente pela empresa. Agora, as campanhas de produtos para crianças de até seis anos serão voltadas para os pais. As novas normas de publicidade praticadas pela Nestlé incluem ainda regras para crianças de até 12 anos.

Segundo a fabricante, a comunicação deve encorajar a moderação no consumo, hábitos alimentares saudáveis e atividade física; não deve diminuir a autoridade dos pais; não deve criar expectativas irreais; não deve criar dificuldades na diferenciação do conteúdo do programa infantil e da publicidade; não deve utilizar personagens de programas que não sejam licenciados pela marca e pode promover atividades em escolas apenas com consentimento prévio da administração da escola, entre outras regras.

Na Europa, as restrições serão mais abrangentes. A empresa, assinou o termo de compromisso EU-Pledge, a exemplo de outras grandes corporações da indústria de alimentos como Burger King, Genral Mills, Coca-Cola, Danone, Ferrero, Kellogg´s, Kraft, Mars, Pepsico e Unilever. Juntas, essas empresas representam mais de 50% do mercado de publicidade na União Européia. Os termos são rígidos e voluntários, com apenas dois critérios mínimos: ausência de publicidade de produtos para crianças abaixo de 12 anos em TV, mídia impressa e internet, com exceção de produtos com específica característica nutricional e comprovação científica desses benefícios e ausência de comunicação relacionada a produtos em escolas infantis, salvo se houver solicitação ou aprovação da própria escola.

Na verdade, as indústrias de alimentos tiveram de ceder às pressões por conta do aumento da obesidade infantil que, segundo a OMS, já é um problema de saúde mundial por conta dos alimentos industrializados. Em vários países, como a Inglaterra e os Estados Unidos, campanhas publicitárias de produtos para crianças e adolescentes estão sendo suspensas e os governos estudam medidas de controle ainda mais rígidos (leia mais aqui). No Brasil, está em tramitação o Projeto de Lei 1637/07, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que institui regras para a publicidade de alimentos com elevados teores de açúcar, gordura saturada, gordura trans e sódio, além de bebidas com baixos valores nutricionais. A publicidade dessses alimentos, se o PL for aprovado, ficará totalmente proibida a transmissão durante programação infantil. Com informações do Meio&Mensagem.