Publicidade de guloseimas para crianças na berlinda

19/03/2008


Pode estar com os dias contados a estratégia de usar temas infantis e de desenhos animados ou distribuir brinde dentro das embalagens de salgadinhos, chocolates, refrigerantes, balas e lanches em geral. A organização Consumers International, que reúne instituições ligadas ao direito do consumidor, lançou uma campanha mundial contra a publicidade de guloseimas voltado para o público infantil. A Junk Food Generation, que começou a ser veiculada no dia 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, denuncia que o marketing da indústria alimentícia tem se voltado para as crianças e seria um dos principais responsáveis pela obesidade infantil. Uma em cada dez crianças estão acima do peso, num total estimado de 155 milhões de crianças de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde(OMS). Também de acordo com pesquisas da OMS, a publicidade dos produtos não saudáveis influenciam diretamente o comportamento das crianças que preferem esse tipo de alimento quando associados a personagens e temas infantis ou com distribuição de brindes (leia mais aqui. Em 2006, os gastos com a publicidade de guloseimas foi estimado em US$ 12,9 bilhões.