Alimentos não saudáveis anunciam mais na TV

27/06/2008


Uma pesquisa financiada pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), apontou que os alimentos não saudáveis representam 72% do total de anúncios de alimentos veiculados na televisão. Os anúncios de alimentos correspondem a 9,7% do total, e sua maior freqüência acontece no período das 14h30 às 18h30, com maior prevalência na rede de televisão a cabo (55,9%). O estudo, conduzido por duas pesquisadoras da UnB, analisou 4.108 horas de televisão, num total de 128.525 peças publicitárias, mostrou que o tipo de propaganda mais freqüente de alimento é o fast-food (18%). Em seguida, aparecem as de guloseimas e sorvetes (17,%), refrigerantes e sucos artificiais (14%), salgadinhos de pacote (13,%) e biscoitos doces e bolos (10%). Nas revistas, foram avaliadas 18.689 peças publicitárias. A publicidade de alimentos ocorre com maior freqüência em revistas infantis, para adolescentes e mulheres e tem como foco o produto, especialmente aqueles prontos para consumo. Com informações do Ministério da Saúde. Desde 2006, o governo estuda medidas para conter a publicidade de guloseimas voltada para o público infantil com a publicação da proposta de Consulta Pública nº 71 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).