McDonald’s tira refrigerante da publicidade para crianças

27/09/2013

Símbolo da cultura fast-food e alvo de críticas sobre a pobreza nutricional de seu cardápio, o McDonald’s anunciou a inclusão de mais alimentos saudáveis em sua rede de lanchonetes. A empresa vai tirar o refrigerante de suas peças publicitárias e dos cartazes nas lojas. Além disso, oferecerá leite e suco no Mclanche Feliz, que é voltado para as crianças. Entretanto, o refrigerante continuará no cardápio para quem quiser dar à garotada opções menos saudáveis.

O McDonald’s promete reforçar em toda a rede, a oferta de opções mais nutritivas como frutas e legumes. As mudanças chegam em 20 dos maiores mercados da empresa – incluindo Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Taiwan, Reino Unido e os EUA – que representam mais de 85% por cento das suas vendas globais, inclusive no exterior. Mas vai demorar três anos ou mais para colocá-los em prática em cerca de metade dos restaurantes nesses mercados, e o restante pode não ter as mudanças até 2020. Como parte das novas mudanças do menu, a empresa disse que iria usar o seu arsenal de ferramentas de marketing – das placas de menu às propagandas de TV – para ajudar os clientes a entender as escolhas nutricionais disponíveis. Em 2011, o McDonald’s prometeu reduzir as calorias do McLanche Feliz em 20% (leia mais aqui).

A obesidade ganhou contornos de epidemia e preocupa as autoridades de saúde: estima-se que nos EUA cerca de 33% da população infantil está acima do peso. Números não muito diferentes da realidade brasileira: o Ministério da Saúde aponta que, proporcionalmente, estamos com o mesmo número de crianças acima do peso: uma em cada três.

As mudanças anunciadas pelo McDonald’s ganharam repercussão mundial. Veja a matéria do NY Times aqui.