Adeus, floresta

21/09/2015

adeus

tree

Hoje é o Dia Mundial da Árvore (21 de setembro) e o filme da Unilever, “Adeus, Floresta” é mais que adequado para a ocasião: retrata a gravidade do desmatamento na perspectiva de uma àrvore de 117 anos, que se vê obrigada a escapar da floresta por uma chance de sobreviver. A cada minuto, uma área equivalente a 35 campos de futebol são desmatadas nas florestas tropicais por todo o mundo. Em um testemunho emocionante, a árvore lamenta, após tantos anos, ter chegado ao ponto de se sentir mais segura nas cidades do que nas florestas e destaca que somente os homens podem mudar essa realidade.

O filme faz parte do projeto Futuro Melhor, criado pela Unilever, em parceria com o WWF, para ajudar a proteger um milhão de árvores no Brasil e na Indonésia –  duas das áreas florestais mais ameaçadas do mundo. Para mobilizar seus consumidores e a sociedade, a Unilever criou uma manifesto interativo: a cada assinatura coletada, uma árvore será protegida, além de ganhar o nome de quem a ajudou. Para assinar o manifesto, acesse o website da campanha.

O projeto faz parte do Plano de Sustentabilidade da Unilever, que visa reduzir pela metade, até 2020, as emissões de gases nocivos causadas por seus produtos em todos os processos. “Já adquirimos 55% de nossas matérias-primas agrícolas a partir de fontes sustentáveis, e nos comprometemos a eliminar o desmatamento de nossa cadeia de suprimentos. Esperamos dar o exemplo para outras empresas, mostrando que é possível atender às necessidades de uma população crescente, ao mesmo tempo em que protegemos nossas florestas” afirma a Unilever, em um comunicado de imprensa.  Clique aqui para saber mais sobre as metas e conquistas do Plano de Sustentabilidade da Unilever.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, as florestas cobrem um terço da massa terrestre do planeta, e são os ecossistemas com a maior diversidade biológica no planeta, abrigando mais de 80% dos animais terrestres.  Além disso, as florestas contribuem para o equilíbrio de oxigênio, dióxido de carbono e umidade no ar. Eles protegem as bacias hidrográficas, que fornecem 75 % da água doce em todo o mundo.  “O desmatamento é responsável por 12 a 20 por cento das emissões globais de gases de efeito estufa que contribuem para as alterações climáticas“, afirma a ONU em seu site.

Campanha Dá Pé

O Dia da Árvore também foi celebrado pelo projeto Um Pé de Quê?, que  aproveitou para lançar a campanha de crowdfounding Dá Pé. A campanha é, na verdade, uma plataforma onde é possível comprar por 20 reais uma árvore que será cuidada pelo pela fundação SOS Mata Atlântica em áreas de proteção, até atingir os 5 anos – momento em que ela tem condições de crescer sozinha. Neste primeiro momento, a ideia do projeto é plantar 20 mil árvores na mata atlântica. Além desse investimento no reflorestamento, o dinheiro arrecadado também será reevertido para o próprio projeto Um Pé de Que?  ampliar suas ações. A longo prazo, o objetivo é plantar 1 milhão de árvores.

A campanha lembra que restam apenas 8,5% de Mata Atlântica preservada no Brasil e que nem dez anos podem ser suficientes para restaurá-la (uma década é o tempo em que suas espécies nativas se regeneram). “Não temos tempo a perder. Ajude a tornar o nosso sonho viável e faça parte da geração que pode ficar conhecida como aquela que mudou o Brasil. E você, tá esperando o que pra saber mais desse projeto e ter seu nome na floresta Dá Pé?“, convida o projeto. Para ajudar a campanha,  clique aqui.

Outer também celebra a Natureza

 

Captura de Tela 2015-09-21 às 17.51.07     Captura de Tela 2015-09-21 às 17.51.52

Cultive. Cuide. Respire. Cuidar para ver crescer“. Esse é o slogan da campanha da loja de calçados Outer, que, para celebrar o Dia da Árvore, lançou uma campanha em que, na compra de qualquer calçado até o dia 22 de setembro, será plantada uma árvore. Para ler mais sobre a campanha, acesse outershoes.com.br.