Cada gota conta

21/01/2016

Em 2015, a Colgate foi considerada uma das oito marcas que mais se destacam por sua liderança no esforços globais de preservação do meio ambiente e gestão da água. O reconhecimento da empresa veio como um prêmio por seu compromisso com a conservação da água, considerado uma parte importante da sua estratégia global de sustentabilidade e que busca mostrar que “cada gota conta”.

E durante o intervalo do Super Bowl, no dia 7 de fevereiro, a marca vai mais uma vez reafirmar esse compromisso. No seu primeiro anúncio no espaço publicitário mais concorrido e caro do mundo, a Colgate vai deixar as pastas e escovas de dentes de lado e usar seus 30 segundos para tentar conscientizar o público sobre o impacto positivo que um simples ato – como fechar a torneira enquanto se escova os dentes – pode fazer para o meio ambiente. 

Desenvolvido pela agência Y&R Peru, o anúncio Save Water mostra um homem que deixa a torneira aberta enquanto escova os dentes. Enquanto a água flui em sua pia, várias mãos aparecem para usá-la das mais diversas formas: desde encher uma tigela à lavar um alimento. Mas a intenção do filme fica realmente clara quando aparece a imagem de uma menina que estende a mão para beber a água, seguida de uma mensagem destacando que para cada pessoa que escova os dentes com a torneira aberta, são desperdiçados mais de 10 litros de água. Isso é mais do que muitas pessoas ao redor do mundo têm por mês. 

Nós usamos a água todos os dias quando nós escovamos nossos dentes, tomamos banho ou lavamos as mãos e a louça. Juntos vamos fazer com que as pessoas percebam que cada gota conta. São com pequenas mudanças que podemos causar um grande impacto!“, diz a empresa em seu site oficial . Trata-se de um tipo incomum de comunicação. Não é  sobre um produto ou sobre as novidades um produto. É uma mensagem sobre nossos consumidores e a utilização do nosso produto de um forma que nós pensamos que seja interessante e diferente“, completa.

E apesar do filme já ter sido veiculado na América Latina no último ano, a nova meta da campanha é que o filme atinja cerca de 100 milhões de pessoas durante o Show Bowl, especialmente os americanos – que desperdiçam, em média, quatro galões de água por dia enquanto escovam os dentes.

A empresa também sugere outras pequenas mudanças para economizar água, como a redução de 2 minutos no chuveiro e desligar a torneira enquanto lava os pratos. De acordo a Associação Dental Americana, essas duas ações podem economizar 1.800 e 1.600 litros de água , respectivamente, assim como economizar energia.  Para os próximos meses estão programadas ações de comunicação digital e novos spots para televisão. 

Para cumprir seu compromisso com o meio ambiente, a Colgate definiu uma série de metas para 2020. Entre elas estão:  reduzir  em 25% das emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua fábricas, cortar pela metade o uso da água na sua produção e a energia em um terço.