Velocidades e consequências

19/12/2016

O novo filme da campanha Towards Zero da TAC Victoria (Transport Accident Commission) recria o que acontece se você bater em 7 velocidades diferentes. As cenas em câmera lenta mostram que dificilmente o motorista consegue ter o controle em casos imprevisíveis, como uma criança que surge repentinamente na pista. Especialmente se for à noite.

No filme, o motorista de um sedan prata está prestes a bater uma criança em uma bicicleta. Na primeira versão do acidente, quando o motorista está indo em uma velocidade segura, não há tempo suficiente para frear. O garoto cai da moto, mas sai relativamente ileso. No segundo acidente, quando o carro vai mais rápido, o carro desvia mas acerta um poste e o garoto é jogado um pouco mais forte. E as batidas vão ficando cada vez mais feias. Tão feias que a criança até sai do quadro.

A criação é da agência Clemenger BBDO Melbourne. Esta nova fase da campanha Towards Zero é chamada Rethink (repense). E o slogan é: cada velocidade tem uma consequência.  A campanha Towards Zero tem uma meta ambiciosa: zerar o números de acidentes nas vias da região. E a gente já falou sobre isso aqui.

Imprudência

Uma outra campanha, de abril deste ano, mostrou de uma forma bem impactante – não há cenas fortes, fique tranquilo –  motoristas em comportamento de alto risco numa autoestradaI-95 na Flórida (EUA). São mostrados apenas números. E as estatísticas são alarmantes: 3.100 mortos e 424.000 feridos em acidentes envolvendo motoristas distraídos nos EUA em 2013.

A SR22Agency.com filmou os motoristas durante apenas 20 minutos. Dos 2.151 motoristas filmados, 185 deles (8,6%) estavam distraídos – 81% falava ao telefone, 9% digitavam mensagens de texto, 6% comiam. Uma ressalva: na Flórida  é legal falar ao telefone enquanto dirige.

SR22Agency.com é uma organização que pesquisa questões relativas aos motoristas e o trânsito nos EUA. Além de fornecer dados sobre o SR22, um documento seguro de responsabilidade civil do veículo que é exigido para apólices de seguro de alto risco.