Campanha com Paris Hilton causa polêmica por conteúdo sensual: site foi reformulado e filme sai do ar

02/03/2010

devassa1

Três representações junto ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) obrigaram a Schincariol a mudar várias peças da nova campanha da cerveja Devassa – Bem Loura. Bem Devassa – criada pela agência Mood e lançada às vésperas do Carnaval. Na sexta-feira (26), foi suspenso o filme de 60 segundos onde a celebridade americana e ex-protagonista de reality show, Paris Hilton, faz perfomance sensual com uma garrafa de cerveja num vestido preto curto. A medida foi tomada liminarmente pelo relator de um processo aberto junto ao Conselho, com base em uma reclamação de um consumidor. A decisão considerou que a peça fere o Código de Autorregulamentação, que determina que o “anúncio não poderá ter eventuais apelos à sensualidade não constituirão o principal conteúdo da mensagem” e que “modelos publicitários jamais serão tratados como objeto sexual”. Mais comportado, o filme de 30 segundos, onde a moça pouco aparece, pode continuar a ser veiculado.

Outro processo, de iniciativa do próprio Conar, já tinha retirado do hotsite a promoção Caça Devassa . De acordo com o orgão, ações promocionais envolvendo bebidas alcoólicas não podem representar estímulo ao consumo excessivo. A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres também formalizou a reclamação de que o hosite tem conteúdo sexista e desrespeitoso à mulher. Nem mesmo o canal da Devasa no YouTube escapou: o filme da campanha foi removido e restou apenas cenas da Paris Hilton confraternizando no camarote da cerveja na Sapucaí (no site, a imagem dela já foi retirada). As medidas contra a Devassa ganharam repercussão na mídia nacional (veja aqui). Também estão gerando muita discussão nas redes sociais (especialmente em blogs sobre publicidade e no Twitter). Com informações do G1, Estadão e M&M Online.