Governo deve ousar contra o álcool?

25/09/2007

A pesquisa Datafolha, sobre propagandas anti-fumo, é o argumento que faltava para as autoridades irem à frente com a medida restritiva da propaganda de cerveja e cooler e também optar por um tom mais alarmante nas campanhas que objetivam mostrar os malefícios do álcool.

Afinal, a taxa dos que querem deixar de fumar (83%) está diretamente relacionada com o nível de informação que os brasileiros têm sobre os males do fumo.

E essa conscientização se deu a partir de 2002, quando o governo brasileiro proibiu a propaganda do cigarro e passou a adotar a contrapropaganda ao cigarro, que são as fotos nos maços, mostrando pessoas com câncer, bebê com má formação — enfim, o resultado para quem fuma.

O Brasil foi o segundo país a adotar as medidas anti-tabaco (o Canadá foi o primeiro país e a União Européia só adotou em 2004), em detrimento das pressões da indústria de tabaco. Mas, na restrição às bebidas alcóolicas, o governo ainda parece tímido, em comparação com o cigarro.

Por Ana Cristina Gonçalves