Campanha que fez político trabalhar é ouro em Cannes

18/06/2013

A campanha Faça os Políticos Trabalharem (Make the Politicians Work) já tinha levado também o prêmio Clio 2013 na categoria ambiente e ontem ganhou o Leão de Ouro na categoria Promo & Activation. Criada pela agência Voskhod de Yekaterinburg (Rússia) para o portal de notícias ura.ru, a estratégia poderia servir para qualquer cidade do mundo que enfrenta os mesmos problemas: buracos nas suas principais vias.

Os buracos nas ruas de Yekaterinburg – quarta maior cidade da Rússia – já haviam sido noticiados pelo site e a imprensa em geral várias vezes. E os políticos já tinham feito (e descumprido) promessas que iriam resolver o problema. “Nossos políticos não se preocupam com buracos. Sua única preocupação é a sua própria imagem pública”, explicou a agência. A solução encontrada foi força-los a mudar de atitude por meio do constrangimento. Durante a noite, foram pintados nos buracos caricaturas do governador, prefeito e vice-prefeito.

“Nos dias seguintes os trabalhadores foram enviados para os buracos, mas apenas para cobrir os retratos com tinta. Os funcionários não estavam cientes de que estávamos assistindo ao longo dos furos com câmeras escondidas. Voltamos aos buracos e escrevemos: pintar não é consertar. As notícias sobre caricaturas com a referência ao site ura.ru se tornou uma sensação na Rússia. Os políticos já não eram capazes de cruzar os braços. Os buracos foram corrigidos”, descreveu a agência.

A ação foi notícia em mais de 300 meios de comunicação e mencionado nas redes sociais mais de 7.000 vezes. Durante o período deste episódio, o tráfego do site em ura.ru dobrou. O número de estradas reparadas foi sete vezes maior após a campanha.