28/06/2016

Saúde

O dia em que uma ONG sequestrou uma campanha fashion.

Campanha sequestrada

28/06/2016

Todo ano a marca fashion ZEB lança uma campanha controversa. Em 2015, a polêmica foi um concurso que daria  a € 5.000 para uma cirurgia plástica. Um deleite para a imprensa e uma enorme repercussão negativa junto à opinião pública. Especialmente por causa do nome do hotsite do concurso, que traduzido para o português seria zeb corta o que não presta (traduzido do belga Zebwindtergeendoekjesom.be para o inglês seria zebcutsthecrap.com). Um dia depois, uma ONG belga, a Benetiet, resolveu “sequestrar” a campanha criando um hotsite idêntico mas com um objetivo bem diferente: mostrar que uma cirurgia estética pode ser reparadora.

Post

A resposta inteligente ganhou apoio nas redes sociais e na imprensa. A carta da presidente da ONG, Yamina Krossa, foi compartilhada por mais de 3 mil pessoas e lida pelas emissoras de TV e rádio da Bélgica. Apenas um dia depois, ZEB decidiu doar o dinheiro para Benetiet e agora é um de seus patrocinadores. Mas ainda melhor, Benetiet e sua missão ganhou visibilidade e  um lugar na agenda política do parlamento belga, sem precisar gastar um tostão de mídia. A campanha sequestrada ganhou dois Leões de Bronze em no Festival de Cannes 2016. A criação foi da agência CD LDV United.

 

benetiet

A Benetiet é uma ONG que ajuda as mulheres que sofreram mastectomia a conseguir reconstrução mamária. A cirurgia, na Bélgica, é considerada estética e não é bancada pelo governo. Por ser cara, muitas mulheres não têm condição de fazê-la. A reconstrução da mama com o próprio tecido leva, em média, 2.600 euros para uma mama e 4.000 euros para dois seios ( Fonte: Relatório VLK de Abril de 2014 ).