Cannes 2015 premia campanhas de interesse público

25/06/2015

thisgirlcan

 

 

O Cannes Lions 2015, o festival de publicidade mais prestigiado do mundo começou na sexta-feira passada (19) e já rendeu troféus às campanhas de interesse público em categorias como o Lions Health and Wellness, Creativive Efectiveness, Glass, Promo and Activation, PR, Cyber, Mobile e Direct. Algumas campanhas você já leu por aqui no blog e outras a gente vai mostrar em posts especiais ao longo das próximas semanas.

Umas das campanhas premiadas com 3 Leões de Ouro e um de Prata foi a brasileira  “Carequinhas” (Bald Cartoons),  criada  pela agência Ogilvy para o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), na categoria Health & Wellness e Creative Efectiveness. O Grand Prix da categoria, no entanto, foi para outra campanha que você também viu aqui no blog, a This Girl Can criada pela FCB Inferno para  o Sport England, órgão  de apoio ao esporte amador ligado ao Ministério de Esportes da Inglaterra. A campanha ainda foi uma das premiadas na nova categoria Glass Lion, voltada para campanhas que abordam as questões da desigualdade de gênero e preconceito.

A campanha da  Honey Maid que mostrava as novas configurações das famílias americanas despertaram reações homofóbicas e teve uma reação à altura transformando o ódio em amor. A campanha, criada pela Droga 5 ganhou um Leão de Ouro em Creative Efectiveness. Veja esta campanha aqui.

Sucesso absoluto no intervalo do Super Bowl 2015, a campanha Like a Girl, criada pela Leo Burnett para a Always, está entre um dos comerciais mais vistos da história do Youtube. E esse sucesso rendeu duas premiações em Cannes. A campanha ganhou o Grand Prix na categoria PR e um Glass Lion. Outra campanha que foi um grande sucesso na internet e que também foi premiada no festival é o Ice Bucket Challenge. Um dos virais mais memoráveis de 2014, a campanha da ALS Association que ajudou a arrecadar US$220 milhões para pesquisas na luta contra  esclerose lateral amiotrófica (ELA) recebeu oitos Leões nas categoria PR, Promo and Activation, Media, Cyber, Mobile e Direct.

Duas campanhas da Dove que o blog publicou recentemente também foram contempladas na premiarão. Speak Beautiful, que incentivou as mulheres a tuitarem mensagens  menos concentradas na aparência física e mais focadas em seus talentos e força, ganhou dois Leões, um na categorias PR e outro em Media. Já a campanha Choose Beautiful recebeu oito, nas categorias PR,  Promo and Activation, Media, Cyber e Direct.

O projeto Speaking Exchange, criado pela escola de idiomas CNA e a agência FCB Brasil, recebeu dois leões, nas categorias PR e Creative Effectiveness, ao colocar estudantes do curso de inglês para praticarem conversando com idosos de asilos dos Estados Unidos.

Após recriar logos de redes sociais para incentivar o auto exame de mama, a campanha criadas pela agência DDB de Cingapura ganhou um Leão na categoria Outdoor. Nessa mesma categoria, a série de anúncios bem humorados da campanha Knitting, criados pela agência TBWA Paris para a Aides também recebeu um Leão.

A Y&R Brasil criou para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo uma série de peças publicitárias para mostram que a obesidade mata mais do que acidentes de tráfego. A campanha também recebeu um Leão na categoria Outdoor.

A campanha Mães Seguranças, criação da Ogilv para o Sport Clube Recife, que surpreendeu membros de torcidas organizadas nos estádios, recebeu três Leões: nas categorias Media, PR e Direct. Ainda na categoria Direct, mais três campanhas postadas pelo blog receberam um Leão cada: Don`t Google It, da DDB de Bruxelas;  Mumas and Maids, criado pela Ogilvy Singapura para a TWC2 e The Backup Memory, em que a Samsung criou um aplicativo em parceria com a Tunisian Alzheimer Association  para auxiliar pessoas que sofrem com mal de Alzheimer. The Backup Memory também foi premiada na categoria Media, junto com Mums and Maids, que também recebeu mais um Leão na categoria Promo and Activation.

Com uma ação interativa inédita, a organização Women`s Ais, em parceria com a agência WCRS, lançou a campanha Look At Me, que rendeu um Leão na categoria Cyber. Mesma categoria que premiou The Dancing Traffic Light, campanha da marca de automóvel Smart, junto com a BBDO da Alemanha.