De acordo com o Centro de Controle de Doenças e Prevenções (CDC), das 1.149 mortes no trânsito entre crianças até 14 anos em 2013, 200 (17%) envolviam motoristas alcoolizados. Diante desses altos números de acidentes que envolvem crianças, Miami Ad School e a organização Families Against Drunk Driving decidiram impactar os motoristas com a ajuda de quem eles mais têm de importante: seus filhos. Foram expostas nas prateleiras de lojas de brinquedos em Nova York réplicas de carros acidentados (amassados e queimados). Nas embalagens dos carros de brinquedos, a frase : “Pergunte aos seus pais se eles bebem e dirigem.”.
Independente da resposta que o pai dê ao sue filho, mais importante do que falar é mostrar o que é certo. Segundo uma pesquisa da TAC (Transport Accident Comission), os modelos positivos dos pais de crianças de 5 a 12 anos tem uma enorme influências sobre o futuro comportamento dos filhos no trânsito. Muito mais cedo do que a maioria imagina. Para ler mais sobre a pesquisa da TAC, clique aqui.
Em abril deste ano, o blog publicou sobre a campanha “Strings”, lançada pela TAC, que destaca como filhos costumam se espelhar nos comportamentos dos pais, no trânsitos, desde de atos de dirigir sob o efeito do álcool ou falando no telefone. “Toda vez que um pai fica atrás do volante, seus filhos estão assistindo o seu comportamento, sejam eles bons ou ruins. No momento em que uma criança começa a dirigir as suas atitudes na estrada já vão estar parcialmente formadas”, explica Samantha Buckis, coordenadora de projetos de segurança rodoviária da TAC. Leia aqui o post que o blog fez sobre essa campanha.
Somente em 2013, 10.076 pessoas foram vitimas fatais em acidentes que envolviam motoristas alcoolizados nos Estados Unidos. Esse numero corresponde a mais de 30% de de todas as mortes no trânsito no país. Nesse mesmo ano, segundo números do site do Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), o Brasil registrou quase 150 mortes no trânsito por dia. Além disso, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o 5° país mais violento no trânsito no mundo, tendo o álcool relacionado a 21% dos acidentes.
Para ler sobre outras campanhas que o blog já publicou e que abordam o perigo da combinação entre volante e álcool, clique aqui.