Cigarro mata mais um “Marlboro Cowboy”

27/01/2014
 (Foto: Gilles Mingasson/Getty Images)

(Foto: Gilles Mingasson/Getty Images)

Entre os anos 60 e 70. a Marlboro uma das mais conhecidas marcas de cigarros do grupo Philip Morris usava cowboys e cavalos em suas propagandas. A ideia era associar a virilidade e o sentimento de liberdade (além de insights sobre vida no campo, mais saudável e mais em harmonia com a natureza) à marca e tornou popular o slogan “Terra de Marlboro”. Entretanto, três de seus garotos-propagandas morreram de doenças relacionadas ao fumo. O último a falecer foi o ator Eric Lawson, que chegou a fazer campanhas anti-tabagistas. No dia 10 de janeiro, ele teve uma parada respiratória derivada de uma doença chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).

Fumante desde os 14 anos, Lawson não conseguiu parar mesmo depois de ser diagnosticado com a doença. A DPOC é mais comum em adultos, principalmente a partir dos 40 anos e causa falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória. Está no rol das doenças que podem ser causadas pelo cigarro, como o câncer e o efisema pulmonar. Doenças que acomenteram outros ‘cowboys’ da Marlboro. O ator David Millar, o rosto na década de 60, faleceu em 1987 em decorrência de um efisema pulmonar. O rosto mais popular das campanhas foi o ator William McLean, que morreu aos 49 anos devido a um câncer de pulmão, em 1995. O modelo Wayne McLaren, que ilustrou anúncios do Marlboro Man em 1984, também morreu de câncer de pulmão em 1992, aos 52 anos. Veja aqui um comercial de 1966 da marca Marlboro.

Em 2007, um filme da campanha The Truth da American Legacy Foundation usando o ícone de Marlboro ganhou um Leão de Bronze em Cannes e um Emmy. Confira a peça premiada abaixo (confira aqui o post que publicamos sobre este filme).

Como a indústria de cigarro enganou as pessoas

No anúncio, a garantia que esta marca protegeria a garganta de irritações e tosse.

No anúncio, a garantia que esta marca protegeria a garganta de irritações e tosse.

A mostra “Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas” tem 90 peças de campanhas publicitárias veiculadas nos Estados Unidos entre as décadas de 20 e 50 e foi trazida para o Brasil pela agência nova/sb. As peças que parecem ser uma brincadeira de tão absurdas. “Garganta Sensível? Fume Kool”, “Médicos fumam Camel mais do que qualquer outro cigarro” e “20.679 médicos dizem que Lucky Strike não irrita a garganta” são alguns dos exemplos estampados nas peças publicitárias da época. A exposição está no Brasil desde 2009, ano em que a nova/sb teve a iniciativa de trazê-la com exclusividade para o país. Desde então, já foi vista por mais de 130 mil pessoas em espaços públicos e culturais em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Atualmente a mostra original está exposta no campus da Universidade Mackenzie do Rio de Janeiro. Veja aqui o post do blog sobre a exposição e confira algumas peças.