Cale o preconceito

25/04/2018

Nos dias 25 e 28/04, o time feminino do Corinthians vai jogar com frases machistas reais nas camisas, para que as empresas patrocinem o time e cubram as frases com suas marcas. Todas as frases são de comentários reais, publicados nas redes sociais.

O clube busca patrocinadores para o elenco feminino que, ao contrário do masculino, sofre com o preconceito e a falta de apoio de grandes marcas. O conceito da campanha é Quando uma marca investe no futebol feminino, ela silencia o machismo no esporte. A criação é da Y&R.

As ações acontecerão no jogo de estreia do time feminino no Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (25), às 17h30, contra o São Francisco, na Arena Corinthians, e na partida deste sábado (28), às 15h, contra o Taubaté, pelo Campeonato Paulista.

Sem patrocínio e sem transmissão

A realidade do futebol feminino foi retratada em uma reportagem do site Nexo. A matéria revela que, em 2017, o campeonato delas não teve  todos os seus jogos transmitidos – dos 140 jogos, foram transmitidos cerca de 25. A maior emissora do país, a Rede Globo,  gasta R$ 1,3 bilhão com o Brasileirão masculino todo ano. No ano passado, os anunciantes desembolsaram R$ 283 milhões para veicular suas marcas nos estádios e durante as transmissões na TV.

O baixo interesse das emissoras de televisão na compra dos direitos de imagem dos jogos e o número de patrocínios dos times femininos contribuem para a dificuldade de expansão do futebol feminino no país, que tem talentos desperdiçados pelo ranço machista que futebol não é coisa de mulher.