Desejo de Natal

03/12/2018

A campanha de Natal o Comitê Internacional da Cruz Vermelha leva o Papai Noel à uma zona de guerra para trazer uma nova perspectiva. Nada de presentes ou brinquedos. A única coisa que algumas crianças querem nestas festas é reencontrar a família.

No filme da campanha, Papai Noel surge cansado e empoeirado, caminhando em meio a um cenário devastado, chocado de estar em uma lugar crivado de balas. A icônica roupa vermelha está imunda. Eventualmente, ele encontra uma criança e tenta tocá-la. A criação é da agência Adam&Eve/DDB.

A Cruz Vermelha está procurando atualmente mais de 100 mil pessoas desaparecidas no mundo inteiro – a maior quantidade para a organização em mais de 15 anos – e são apenas uma fração do total de pessoas desaparecidas no mundo todo. O impacto dos desaparecimentos nos indivíduos, famílias e comunidades em geral é uma das consequências mais prejudiciais e duradouras dos conflitos, da violência, migração e desastres naturais. De acordo com a entidade, há um forte aumento na quantidade famílias que buscam os seus entes queridos na Síria, Myanmar e Nigéria.

“Reconectar as famílias é tão importante para a nossa missão humanitária como prover comida, abrigo ou água. Trabalhamos em situações de conflito armados, outras situações de violência, migração e depois de desastres naturais no mundo inteiro. Frequentemente ouvimos que a prioridade absoluta das pessoas é saber se os seus entes queridos estão bem”, diz Florence Anselmo, vice-chefe da Agência Central de Busca & Divisão de Proteção do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que tem 150 anos de existência.