27/04/2016

Desigualdade

Elas precisam correr atrás do prejuízo.

Devolva meus 11

27/04/2016

Devolva meus 11

O que as mulheres deveriam fazer para conseguir ganhar o mesmo salário que os homens? Essa campanha da Avon na Argentina abusou do sarcasmo e mostrou  a – suposta – saída para a igualdade de gênero no mercado de trabalho. Para ter o mesmo salário, as mulheres só precisariam começar a trabalhar pelo menos 11 anos antes. Segundo o relatório da Economia Feminista, as mulheres em Argentina ganham, em média, 27% menos que os homens pelo mesmo trabalho.

Criativa estratégia foi proposta pelos estudantes da Escola de Criativos Brother. A campanha Give Me Back My 11 (Me devolva meus 11, em português), reuniu meninas que devem entrar no mercado de trabalho nos próximos 11 anos. Durante alguns processos seletivos para cargos de secretárias e advogadas, as meninas entraram nas salas como possíveis candidatas e surpreenderam empregadores de companhias onde a diferença salarial é reconhecidamente muito alta na Argentina.A resposta delas aos selecionadores atônitos com as jovens candidatas é uma verdadeira lição sobre equidade de gêneros.

O filme foi compartilhado nos principais sites de busca de emprego da Argentina.

Captura de Tela 2016-04-27 às 11.36.01

Problema mundial

Em entrevista à Rádio ONU, o diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Vinícius Pinheiro, deu algumas recomendações para resolver esse problema.”É fundamental acabar com essa diferença salarial no mercado de trabalho. Não existe qualquer motivo para que uma mulher que tenha o mesmo desempenho, que esteja na mesma posição de um homem na força de trabalho, tenha um salário diferente. Em segundo lugar, é fundamental reconhecer, reduzir e redistribuir o trabalho doméstico, que não é assalariado e que é feito em casa. As mulheres também têm uma carga maior em relação ao trabalho doméstico. O acesso ao sistema de proteção social também é fundamental, incluindo benefícios para a maternidade e creches”. Veja a matéria completa aqui.