Dia Mundial Sem Tabaco 2010

31/05/2010

Mulheres maquiadas, bem vestidas e bonitas ilustram a campanha criada pela nova/sb para o Dia Mundial Sem Tabaco, lançada hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O alvo é o público feminino. E a ideia criativa é mostrar gente bonita e as lesões decorrentes do uso do cigarro. A modelo negra apresenta câncer de garganta, a loira tem gangrena na perna e a indiana mostra o lábio mutilado por um câncer bucal.

As peças fundiram as imagens de modelos com imagens de pacientes com lesões reais. Para encontrar pessoas acometidas de tais doenças, a nova/sb teve a ajuda indispensável do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, que indicou os pacientes que se dispuseram a participar das fotos. O diretor de criação da campanha e VP de Criação da nova/sb, Ricardo Furriel, explica que fazer as imagens das pacientes e encontrar modelos dispostos a participar da campanha foi bastante delicado. “As pacientes tinham receio de serem expostas e muitas das modelos contatadas não quiseram vincular sua imagem à doença”, destaca.