Na direção da mudança

22/02/2017

Dá para discutir sobre a ética e também vender carro. É o que mostra a nova propaganda da Chevrolet para o modelo Cruze. “Nós aprendemos a exigir mudanças. E não aceitamos menos que o justo. Agora é hora de acelerar na direção certa #SejaAMudança.” No Youtube, a empresa apresenta assim sua o filme “Você na direção da mudança”, que começa mostrando cenas de manifestações de rua e pessoas cobrando ética e o fim da corrupção.

Mas não é bem um discurso político. Narrado pela atriz Camila Morgado, o filme traz como contraponto às cenas iniciais de cobrança de mudanças genéricas das autoridades à necessidade de mudanças individuais. Nos cartazes dos manifestantes frases como “A ética não é flexível”, “Para onde vão os impostos” e “Fora corruptos”. Mas o texto da atriz toca em outra ferida: a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade justa.

“Somos um povo que aprendeu a exigir mudanças e que está mudando para servir de exemplo. Que não aceita menos que o justo. Que cansou da malandragem. E que acelera na direção certa. Somos um povo que entendeu que sua força vem de cada pessoa. Porque na prática a mudança começa com você”, ela diz enquanto na tela aparece um imagem compartilhada nas redes sobre uma garota que estaciona em uma vaga reservada para idosos. As cenas mostram ainda uma sessão de votação e pessoas sendo presas. A criação é da Commonwealth/McCann.

Ética no dia a dia

O vídeo acima é a coluna do Leandro Karnal na BandNews, Careca de Saber e foi ao ar em 16/01/2016. Ele fala sobre como a ética é realmente medida, não pelo respeito à autoridades, mas por pessoas simples do dia a dia.