Mais uma vez, o noticiário do mundo todo é tomado pela notícia de um atirador que promove um massacre nos Estados Unidos. E, mais uma vez, a maioria das vítimas são jovens. O atentado à boate Pulse de ontem (12 de junho) em Orlando – o maior em número de vítimas no país – mostra que apenas uma pessoa má intencionada pode ceifar dezenas vidas com facilidade. Basta ter uma arma automática.
Este comercial da ONG Moms Demand Action, que luta pelo controle de armas nos EUA, mostra de uma forma angustiante e triste como a liberdade de crianças e jovens é afetada com o crescente número de casos como o de Orlando e o da escola Sandy Hook – que vitimou 28 pessoas, sendo 20 crianças em 2013. “Lockdown” retrata como qualquer cenário estranho é o suficiente para disparar o alarme das escolas e causar pânico, em um ambiente de socialização e aprendizado.
Criado pela Grey Toronto, o filme mostra o que realmente mudou após o caso de Sandy Hook: o medo de crianças e jovens em suas próprias escolas. Se o esperado logo após a tragédia era uma mudança real, a realidade é uma estatística assustadora. Quase 100 tiroteios em escolas e nenhum movimento sobre o controle de armas.
Shannon Watts, fundadora da ONG explica: “Você pode não ter ouvido falar sobre todos estes incidentes que disparam no noticiário nacional, mas quando um bloqueio em uma escola é anunciado em uma escola, por qualquer razão, ele causa o medo em toda a comunidade . Nós não podemos permitir que a constante ameaça de violência armada na nossas escolas seja o novo normal. É hora nossos líderes eleitos tomarem uma posição para a segurança e futuro dos nossos filhos.”
Se na campanha Lockdown, a ONG tratou sobre a importância do controle de armas com uma abordagem mais séria, na sua campanha mais recente ela decidiu fazer diferente. Protagonizada pela comediante Rachel Dratch, o filme What Could Go Wrong? usa o humor e o sarcasmo para alertar sobre a seriedade do assunto. O vídeo mostra Dratch levando uma vida normal de mãe – cuidados dos filhos, arrumando a casa e levando a família para jantar na rua. Mas quando chegam no restaurante, percebem que é melhor e mais seguro levar a comida para casa.
Em um comunicado de imprensa da campanha, a ONG explica que o vídeo é uma crítica ao fato de que, na maioria dos estados, é permitido transportar uma arma de fogo em locais que servem bebidas alcoólicas, como restaurantes e bares. “Muito frequentemente situações como estas não são uma piada – elas são realidade. No comunicado, a atriz disse estar orgulhosa de ser parte de uma campanha que usa a comédia como uma forma de envolver mais pessoas, ajudar a crescer o movimento pelo controle de armas e inspirar conversas em torno da cultura da armas.
Cannes
No ano passado, outra campanha sobre controle de armas nos EUA ganhou 5 Leões em Cannes. Veja aqui.