Ensaio fotográfico denuncia prioridades de manchetes na mídia

28/04/2015

 

 

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Provavelmente você já se deparou com manchetes como “Grazi Massafera deixa a academia com celular na mão” ou “Deborah Secco toma água de coco em orla no Rio”. Motivos de diversas piadas na internet, esses tipos de manchete inspiraram a mais recente campanha da ONG internacional TETO para levantar o debate e conscientizar a população a respeito da situação da pobreza que milhares de pessoas enfrentam no Brasil.

Com o mote “o problema não é o que vira notícia, mas o que deixa de ser”, a ONG preparou um ensaio fotográfico retratando moradores da comunidade carente Malvinas, em Guarulhos(SP). Eles foram clicados  segurando cartazes com frases que remetem às manchetes  sobre a rotina de famosos.  O ensaio foi desenvolvido pela agência Leo Burnett com participação do fotógrafo Gustavo Lacerda.

Essas imagens serão compartilhadas nas próximas duas semanas por artistas em suas redes sociais. A ideia é mostrar que rotina digna de atenção da mídia não é a deles e sim dessas famílias. Carolina Mattar, Diretora Executiva da TETO Brasil, explicou ao site TECHO: “A pobreza e a desigualdade social são problemas evidentes da nossa sociedade. Ainda assim, poucas vezes são pauta de notícias, concorrendo com o grande destaque de notícias sobre o mundo das celebridades. Quando a pobreza sim vira pauta, a forma como é comunicada afasta as pessoas da realidade emergencial que se repete cada dia na vida desses brasileiros”. 

Porém o ensaio é apenas uma parte e um gancho para uma ação ainda maior chamada #TETOColeta, que divulga os projetos da ONG realizados pelo país e recrutar mais voluntários. O evento, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de maio, contará com a participação de mais de cinco mil voluntários que denunciarão  a situação de pobreza de mais de 16 milhões de brasileiros além de arrecadarem doações para botar em prática diversos projetos desenvolvidos em comunidades carentes. Um desses projetos é a construção de casas pré-moldadas de madeira para famílias muito pobres, desenvolvidas por engenheiros e arquitetos voluntários.

O diretor comercial da TETO, Pedro Oliveira, explicou ao Brasil Post que para saber quais bairros precisam dessa ajuda com mais urgência a ONG conta com o apoio das subprefeituras de São Paulo. Veja abaixo o resultado de uma dessas intervenções.

transformaçao 1

transformaçao 2

Para participar da #TetoColeta e conhecer um pouco mais sobre a história e necessidades dessas famílias e ajudar que eles se tornem pauta de notícias com mais frequência basta se inscrever no site www.teto.org.br/coleta