Estacione longe da porta

12/12/2016

Todo mundo gosta de estacionar perto da porta. Mas uma cadeia de academias de ginástica Anytime Fitness, lançou uma campanha para convencer seus usuários que isso é um desperdício. O filme “Every Step Counts”, criado pela agência GdB, trata como herói o homem que atravessa todo o estacionamento para entrar na academia. O estacionamento distante é tratado como um benefício especial.

Fora do mundo publicitário, a empresa colocou as vagas reservadas aos seus clientes bem longe das academias. A ideia é mostrar que a caminhada ajuda nos treinos e deveria se tornar um hábito saudável no cotidiano das pessoas. As peças estão sendo veiculadas nas redes sociais e pela internet.

A Anytime Fitness tem 3.000 franquias em os EUA, Canadá, Europa, Ásia e outros países. E funciona em ritmo 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana). O programa de estacionamentos reservado começou em Minneapolis, onde a agência e academia são sediadas.  E já se espalhou em mais de 100 locais. O plano é continuar ampliando o esforço. Os espaços são destinados a ser permanentes, não apenas uma ação publicitária.

Sedentarismo é vilão

A iniciativa da academia americana bem podia ser explorada por aqui. Uma pesquisa do Ministério do Esporte  apontou que 45,9% dos brasileiros são sedentários. O dado é o último levantado pelo Diagnóstico Nacional do Esporte. Entre os praticantes de esporte (54,1%), as mulheres têm leve vantagem: 50,4%. Foram considerados sedentários os entrevistados que declaram não ter feito nenhuma atividade física em 2013, no universo de 8.902 entrevistas domiciliares.