Como se fosse droga

01/10/2010

Intencionalmente controverso, o filme para internet Break the Habit (corte o hábito) mostra uma mãe preparando heroína para injetar no braço do filho de cinco anos. No momento final, a droga se transforma em um suculento hamburger. A peça faz parte da iniciativa contra a obesidade infantil da agência australiana The Precinct Studios. De acordo com o diretor da agência, Henry Motteram, “os pais precisam ser alertados que se suas crianças são obesas, a culpa é deles em primeiro lugar”.

A campanha foi direcionada às redes sociais. Na página criada especialmete para o Facebook, são citados dados do The Medical Journal of Australia informando que uma em quatro crianças estão acima do peso ou obesas. A reação do público é variada, pelo teor dos comentários e críticas em blogs e no YouTube. Um mês depois as páginas e os filmes foram retirados do ar porque a família do ator mirim passou a sofrer ataques nas redes sociais.

A estratégia lembra o filme do Physicians Committee for Responsible Medicine (PCRM), onde um cadáver segura um sanduíche do McDonald’s.