16/06/2016

Brave Cut

O novo corte de cabelo para apoiar as mulheres com câncer.

Força na peruca

16/06/2016

Como se não bastasse a doença por si só, as pessoas que enfrentam tratamentos contra o câncer ainda precisam lidar com a queda brusca do cabelo. É neste momento que começa o estigma: o estranhamento, a baixa autoestima e o rótulo de estar doente. Na Romênia, em especial, as perucas são extremamente caras e não existe subsídios do governo para ajudar. Para piorar, as romenas se mostram bastante resistentes em abandonar o padrão de beleza local, que exige cabelos longos, e doar parte para a confecção de perucas.

A campanha da ONG Renasterea Foundation resolveu abordar o corte de cabelo solidário como um desafio fashion de coragem. Para mobilizar as romenas e  ajudar os pacientes de câncer, iniciaram uma nova tendência. Em parceria com o estilista Sorin Stratulat, criaram o Brave Cut, que lançou um novo estilo de corte de cabelo no país: assimétrico, com um lado mais longo e o outro mais curto.  A meta também era que a partir do novo visual fosse criado um símbolo de solidariedade no país, como ocorreu com a fita rosa nos EUA.

brave-cut

Com pouca verba, a campanha investiu em Relações Públicas, em influenciadores na internet e no mercado da moda romeno. Com o sucesso absoluto da campanha, celebridades e políticas aderiram ao novo corte de cabelo. Além de diversos salões de beleza do país, que passaram a oferecer o corte de forma gratuitas. Até o momento, mais de  3.400 mulheres desfilam o Brave Cut pelas ruas, resultando na produção de aproximadamente 650 perucas. A criação é da McCann Bucarest.

Corte solidário no Brasil

Por aqui, muitas entidades e salões de beleza fazem este tipo de ação. De descontos a cortes gratuitos, quem quiser doar as madeixas encontra uma série de locais facilmente. A iniciativa pioneira, entretanto, é da Fundação Laço Rosa que acaba de lançar uma nova campanha – a #Fortalizese – em parceria com a marca de polivitamínicos Exímia (Farmoquímica) e  Sociedade Brasileira de Dermatologia.  No hotsite há uma lista de salões de beleza  participantes da ação.

O Banco de Perucas da Laço Rosa é gratuito e as solicitações devem ser feitas por email, de acordo com as instruções do site. Desde 2011, mais de 2.500 já foram distribuídas.