Energia solar é mais simples

27/01/2016

A agência Arnold Worldwide desenvolveu uma nova campanha para a empresa de energia solar, SolarCity, que aborda de uma forma totalmente nova as energias alternativas e renováveis – especialmente a solar.

Para a campanha, intitulada How Power Gets to You, foram produzidos comerciais que promovem o debate entre os combustíveis fósseis e as energias renováveis. Criados em forma de animações em stop motion de 30 segundos, cada spot começa explicando como os combustíveis fósseis – gás natural, carvão e óleo – são criados, fornecidos, transportados e utilizados. A narração acelerada de cada vídeo  destaca que, por esses combustíveis serem originados da decomposição de materiais orgânicos ao longo do tempo, além da reposição na natureza ocorrer de maneira muito lenta, todo o seu processo até chegar ao consumidor final exige uma infraestrutura complexa e cara.

A complexidade de todo esses processos ficam ainda mais evidentes quando cada vídeo termina mostrando o nascer do dia e as luzes solares atingindo os painéis solares nos tetos das casas. Com a mensagem “é assim que a energia solar chega até você”, a campanha destaca enfim como a energia verde pode ser uma opção muito mais simples, natural e ecológica.

As animações em stop motion foram feitas de uma forma artesanal com papéis cortados, que segundo o diretor criativo da agência Arnold, Sean McBride, apesar de ter tornado a produção muito mais difícil era a forma ideal de contar a história e mandar a mensagem para o público. “Estamos vendendo energia solar, por isso, gostei da idéia de contar a história utilizando materiais naturais. E também estamos contando a história de todo o processo do combustível fóssil que é muito complicado. Logo, para nós, usar detalhes intrigantes fazia todo sentido”, explica Sean ao site Adweek.

A SolarCity está entre as empresas que lutam para reverter a polêmica decisão do estado americano de Nevada, que em dezembro de 2015, deu a permissão para que a única empresa de energia do estado, NV Energia, cobrasse taxas mais elevadas dos usuários de painéis solares – um movimento que imediatamente quebrou o modelo de negócios da indústria de painéis de energia solar no estado. Após a decisão polêmica, a SolarCity já anunciou que irá encerrar suas operações no estado, que irá resultar em mais de 500 demissões. Leia mais sobre a polêmica aqui.

 

Vantagens e desvantagens da energia solar

Segundo dados do Portal Energia (www.portal-energia.com), em apenas um segundo o sol é capaz de produzir mais energia interna do que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos. Além disso, trata-se de uma energia limpa, que exige uma manutenção mínima e que alcança lugares remotos ou de difícil acesso.

Como desvantagens podem ser destacados a captação que exige instalações complexas e não muito baratas; limitação e pouca viabilidade para países com poucas horas de sol durante o ano e a necessidade de um sistema de armazenamento que aproveite a energia captada durante o dia.

O portal Vida Verde explica que, embora os equipamentos solares exigem um investimento inicial mais avultado, esse investimento é rapidamente recuperado, graças ao dinheiro poupado nas contas da eletricidade, água e gás.