Indústria do tabaco usa doces para atrair consumidores jovens

02/03/2011


O recém-lançando filme da Truth, como sempre, usa cenas chocantes para denunciar os malefícios do tabaco e as estratégias da indústria para cativar novos consumidores. O filme mostra seis “cantores” vítimas de algum tipo de doença causada pelo tabaco (confira as histórias deles no site). O carro alegórico cheio de esculturas de doces é uma referência ao banimento nos EUA dos cigarros feitos de doces, em junho passado (foto).

A Truth denuncia que, apesar da medida, a indústria do tabaco continua a desenvolver produtos doces ou com sabores de frutas para atrair os jovens. Uma dessas novidades é o Camel Orbs.

O produto é solúvel, desmancha na boca e tem sabor de hortelã ou canela. Fabricado pela RJ Reynolds Tobacco, o produto tem venda restrita a adultos mas vem sendo encontrado na mãos de crianças, conforme reportagem do NY Times (leia aqui). O Camel Orbs tem alto nível de nicotina extremamente absorvível devido à alcalinidade do produto. Este e outros produtos como os cigarros mentolados podem sofrer mais restrições ou serem proibidas pela Food and Drugs Administration (FDA). A decisão deverá sair em 23 de março.