Relatório produzido por jornalistas mostra como o lobby do tabaco ataca nos países emergentes

16/11/2010


Reportagem publicada pela Folha de S. Paulo de segunda (15/11) reproduz o texto de abertura do relatório Cortina de Fumaça – A grande campanha global de lobby do tabacco (Smoke Screen – Big Tobacco’s Global Lobbying Campaign), produzido por 12 jornalistas do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). Eles mapearam, durante meses, como agem as grandes empresas da indústria do tabaco. Entre as estratégias agressivas estão contribuições para campanhas políticas, auxílio para a redação de novas regras relativas ao tabaco e, pelo menos em dois casos, pagamento de propina para garantir legislação favorável. Em troca disso tudo, o resultado é o atraso em iniciativas antitabagismo em alguns países (como a Rússia) e de sua anulação em outros. De acordo com Ricardo Sandoval Palos, diretor do projeto e autor do texto, as medidas de tributação e restrição à publicidade e comercialização dos produtos derivados do tabaco (fumo de mascar, cigarro, charutos, etc) levaram a indústria concentrar seus esforços em países como a Índia, China, Indonésia e Rússia. Segundo o documento, das 176 milhões de mortes ligadas ao tabaco que estão previstas para acontecer até 2030, 77% vão ocorrer em países em desenvolvimento. Confira a íntegra do relatório produzido pelos jornalistas do ICJ aqui.