Holly, uma estudante que vive com autismo no Reino Unido, entra no ônibus pela manhã, uma série de interações que podem parecer inócuas para uma pessoa sem autismo começam a se acumular. Ela luta para processá-los rapidamente enquanto as outras pessoas perdem a paciência. O filme faz parte de uma campanha para ajudar as pessoas a entenderem melhor o que é ser autista.
O filme”Make It Stop” mostra a sobrecarga sensorial que uma menina de 12 anos com deficiência de desenvolvimento experimenta todos os dias. Em pouco tempo, todas as interações se acumulam em volta dela, deixando-na confusa. A peça também procura mostrar o que se pode fazer para ajudar as pessoas com autismo a evitar a sobrecarga sensorial – permitir um tempo extra para uma pessoa autista responder a uma pergunta, perguntar se eles estão OK e criar um espaço seguro e calmo para ajudá-los.
O filme faz parte da campanha “Too Much Information” da ONG britânica National Autistic Society (NAS). A criação é da agência Do not Panic. A estrela do filme, Holly, compartilhou o filme com sua escola no Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo (02/4). Foi uma maneira dela própria contar aos amigos e colegas de classe sobre seu autismo pela primeira vez.
Outras campanhas
A NAS e a Do not Panic criaram outros filmes para mostrar como é ser autista.
O filme acima, veiculado no ano passado, apresentou o desafio para um menino que um passeio no shopping com a mãe. Muitas pessoas, por desconhecimento, entendem a reação do autista como uma espécie de birra.
Já o filme abaixo foi ao ar em 2015 e mostra a “bagunça sensorial” de sons e imagens que um adolescente experimenta dentro de casa.