E todos por um. O desafio de melhorar é maior que qualquer um de nós mas é menor que todos nós juntos. Este é o conceito da campanha lançada esta semana pela Organização das Nações Unidas e que usa o bordão do clássico Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas. O filme, com pessoas representando a cultura dos 200 países que compõem a ONU, marca o lançamento da estratégia One for All para engajar as pessoas nos novos objetivos do milênio. A criação é da agência Mekanism.
Em 25 de setembro de 2015, os países que compõem a ONU assinaram um compromisso com 17 metas para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir prosperidade para todos como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. Cada objetivo tem metas específicas a serem alcançadas nos próximos 15 anos. Entretanto, se continuarmos no ritmo atual de progresso, este objetivo demorar mais de 100 anos para conseguir.
De acordo com a ONU, para que os objetivos sejam atingidos, todos precisam fazer a sua parte: governos, setor privado e a sociedade civil. Por isso foi criado um site interativo para que cada pessoa conheça os objetivos e se comprometa com eles. Não é difícil e há bastante coisa que dá para cada um fazer no dia a dia, como cuidar do lixo. Confira como participar aqui.
Os novos do milênio:
#1 Pobreza: reduzir o número de pessoas que vive na pobreza, particularmente em regiões em desenvolvimento. Essas pessoas vivem com menos de US $ 1,25 por dia (menos de R$ 5). A Meta # 1 ajuda a mobilizar recursos, aumentar a conscientização e influenciar as políticas para beneficiar os pobres em todo o mundo.
#2 Fome: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
#3 Boa saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar de todos em todas as idades.
#4 Educação de qualidade: assegurar uma educação inclusiva e de qualidade para todos e promover a aprendizagem ao longo da vida.
#5 Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e capacitar todas as mulheres e meninas.
#6 Água potável e saneamento: assegurar o acesso à água e saneamento para todos.
#7 Energia acessível e limpa: garantir o acesso a energia acessível, fiável, sustentável e moderna para todos.
#8 Trabalho decente e crescimento econômico: promover um crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego eo trabalho digno para todos.
#9 Indústria, inovação e infra-estrutura: construir infra-estruturas resilientes, promover a industrialização sustentável e promover a inovação.
#10 Reduzir as desigualdades: Reduzir as desigualdades dentro e entre os países.
#11 Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades inclusivas, seguras, resistentes e sustentáveis.
#12 Consumo e produção sustentáveis: garantir padrões sustentáveis de consumo e produção.
#13 Mudanças climáticas: tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
#14 Vida marinha: Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos.
#15 Meio ambiente: gestão sustentável das florestas, combate à desertificação, parar e reverter a degradação da terra, travar a perda de biodiversidade.
#16 Paz, Justiça e instituições fortes: promover sociedades justas, pacíficas e inclusivas.
#17 Parcerias: revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.