Intervenção urbana para marcar um ano de lei seca

10/06/2009




No dia 20 junho, a chamada Lei Seca, que impôs rígidos limites de teor alcóolico no sangue para inibir o consumo de álcool por motoristas, completa um ano de entrada em vigor. Para marcar a data rodovias movimentas em Brasília, Florianópolis, São Paulo e Belo Horizonte ganharam uma criativa intervenção urbana. Esculturas gigantes mostram carro destruído em cima de um guincho, carro batido mergulhado numa garrafa de cerveja e cruzes que marcam as mortes no trânsito, causadas pelo consumo de álcool. Elas foram colocadas em vias de grande fluxo de veículos. Outra ação diferenciada da campanha, criada pela DM9DDB acontecerá nos bares. Casais de atores simularão uma discussão quando o marido tenta deixar o bar dirigindo mesmo após ter ingerido bebida alcoólica. Haverá ainda a divulgação de spots de rádio, anúncio na internet e ações em postos da Polícia Rodoviária Federal nas estradas. As peças são assinadas pelo Ministério da Justiça, Ministério da Saúde e Polícia Rodoviária Federal. Nas peças, slogans como qualquer dose pode ser a gota d’ água e beber é uma viagem, talvez a última.