Projeto de lei muda regras para propaganda de bebidas

22/01/2008

O filme que ilustra esta nota foi criado pela Propeg para o Ministério da Saúde e vem sendo veiculado desde 21 de dezembro do ano passado. Fala sobre a perda de entes queridos causado pelo consumo excessivo de álcool. Ontem, por medida provisória, o governo federal proibiu a venda de bebidas alcóolicas às margens de rodovias federais. A intenção é diminuir o número de acidentes de trânsitos causados pelo consumo de álcool. De acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, diariamente 150 mil brasileiros dirigem após ingerirem de quatro a cinco doses de bebida alcoólica. A pesquisa foi realizada no ano passado pelo Vigitel (Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Complementando o pacote de medidas contra o abuso de bebidas alcóolicas, o governo também anunciou que vai enviar um projeto de lei ao Congresso Nacional para restringir a propaganda de produtos como cervejas e vinhos. Se a proposta for aprovada pelo Congresso sem alterações, as propagandas desses produtos só poderão ser veiculadas de 21h às 6h. Leia mais no Portal Saúde.