Opinião contra a legalização

08/02/2017

“Quem vê jovens na cracolândia não pode defender descriminalização das drogas” – Cid Vieira de Souza Filho.

Em entrevista à rádio CBN hoje (08/2), o advogado criminalista e ex-presidente da comissão Antidrogas da OAB-SP, Cid Vieira de Souza Filho, disse que a legalização não seria capaz de resolver o problema dos dependentes químicos. Ele afirmou que a medida seria ineficaz para conter o tráfico de drogas. E se posicionou tanto contra a descriminalização – deixa de ser crime – quando a legalização  – produção e distribuição se tornam atividade econômica como as outras.

“Sou manifestamente contrário à legalização das drogas”, disse. Ele, que fez sustentação oral no processo que analisa o tema no Supremo Tribunal Federal, afirma que é representante de 1 milhão de famílias de dependentes químicos  que estão extremamente preocupados com a possibilidade de se descriminalizar as drogas ou legaliza-las como sugere o ministro Luis Roberto Barroso (veja aqui).

O advogado cita como exemplo a cracolândia em São Paulo. “Quem convive, está na linha de frente do problema, vê os jovens na cracolândia, não pode pensar em descriminalizar porque vai aumentar a oferta da droga e o tráfico”, sustentou. Para ele, há uma falsa compreensão de que o usuário e o dependente são presos. “Quem vai preso são os traficantes. Para os usuários é preciso uma política de saúde pública para os dependentes”, acrescentou.

De acordo com o advogado, a legalização não resolve o problema do tráfico, especialmente dentro das escolas públicas. “É inadmissível imaginar que liberando, descriminalizando a cocaína você vai resolver o problema do crack. Ao contrário, você pode eventualmente resolver uma questão carcerária – que eu discordo – mas criar um problema maior na saúde pública”, explicou. Ele citou como exemplo os dados revelados pelo psiquiatra Kevin Sabet, durante a palestra sobe O Impacto da Legalização das Drogas, realizado em São Paulo (você confere na íntegra no final deste post). “Na Califórnia, onde a maconha foi descriminalizada, o poder do tráfico aumentou, o problema da saúde aumentou, o consumo aumentou”, reforçou.”Descriminalizando você vai acabar com a esperança de milhares de famílias de ter um filho dependentes químico recuperado.”

Palestra de Kevin Sabet

Abaixo o vídeo da palestra do especialista norte-americano, Kevin Sabet, organizada em agosto de 2014 pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). Nos EUA, ele é conhecido por defender uma posição conservadora de controle das drogas – embora defenda a descriminalização do consumo. Recentemente, em um debate, ele criou polêmica ao apresentar doces que teriam sido feito com THC (o princípio ativo da maconha) e que estariam ao alcance das crianças. Entretanto, exames laboratoriais mostraram que os doces não tinham qualquer traço da substância.