A moda pode ser tóxica

13/02/2015

pfcs

 

Desde 2011, ativistas do Greenpeace vem se unindo com designers de moda, blogueiros e fashonistas mundiais na luta por uma moda livre de substâncias tóxicas como os polifluorados, mais conhecidas como PFCs.  Com a campanha Fashion Detox Manifesto, a organização cutuca as grandes marcas  e fornecedores mundiais para eliminar os produtos químicos tóxicos utilizados na produção de seus produtos até 2020. E também exigindo mais transparência com rótulos que incluam  informações sobre as substâncias utilizadas.

A animação “Little Monsters”, criada por Bobby Voeten e  lançada em novembro de 2014, é o filme mais recente da campanha. Explica de forma bastante didática que os polifluorados,  usadas nas confecções de roupas e difíceis de serem percebidos, se acumulam no meio ambiente. Os PFCs, explica a animação, têm contaminado o ar e as águas no sul do oceano e migrado para o Polo Norte, pondo em risco todo o ecossistema. Além disso, essas substâncias são tão fortes que podem contaminar o corpo humano, invadir a corrente sanguínea e afetar o sistema autoimune.  O filme convoca todos a se mobilizarem antes que seja tarde. “Diga às grandes companhias que não queremos mais PFCs!”, convoca a campanha.

Pressão sobre a Adidas

Após manifestações de ativistas em frente às vitrines, a campanha Detox já conta com a adesão de algumas marcas internacionais como H&M, Victoria’s Secret, Levis, Adidas e Zara. A Adidas, em especial, foi uma das primeiras marcas globais a se comprometerem com a campanha. Entrentanto, após uma investigação sobre o uso de produtos tóxicos em produtos que seriam utilizados na Copa do Mundo de 2014, foi constatado que a marca não fez nenhum progresso significativo com a redução do uso de substâncias tóxicas em seus produtos até então.

Para pressionar a marca, um pouco antes da Copa do Mundo, o Greenpeace criou a campanha digital DetoxWave. Os ativistas gravaram vídeos de seis segundos fazendo uma “ola” –  movimento comum nos estádios de futebol – com a hashtag #DetoxWave. Os vídeos foram enviados para o CEO da Adidas, Herbert Hainere, com a mensagem “It’s  time for Adidas to Detox football”.  Em junho de 2014 a Adidas se comprometeu novamente com o Greepeace e concordou em eliminar 99% do uso dos PFCs até 2017, e 100%  até 2020.

Para celebrar o novo compromisso da marca, o Greenpeace lançou o vídeo Your Wave for a Toxic-Free Future com o agradecimento: “Você convenceu a Adidas. Obrigado”. Confira abaixo.

Mais iniciativas da campanha podem ser acompanhadas no blog da ONG, e traz tanto informações interessantes, quanto assustadoras. O nosso blog também já publicou a respeito de outras ações da campanha Detox. Confira aqui.