Espaço para brincar

22/01/2016

tenis

O sedentarismo vem se tornando um enorme problema de saúde para as crianças canadenses. Apenas 5% delas praticam, ao menos, 60 minutos de atividade física diariamente. Não dá para negar que um dos grandes fatores que contribuem para esses números está relacionado com o aumento de tempo que as crianças passam em frente às telas, sejam elas da televisão, games, computadores ou smartphones. No Canadá, elas ficam, em média, 7 horas por dia.

Para alertar para a seriedade do problema, a ParticipAction, uma organização sem fins lucrativos que promove estilos de vida mais ativos para os canadenses, lançou em dezembro de 2015 o spot adorável chamado “Emojis” para a sua campanha Make Room for Play (Dê espaço para a brincadeira, em português). Criado pela agência Zulu Alpha Kilo, o comercial coloca elementos do mundo digital em cenas do “mundo real”. Ao som da música “Mr.Lonely” (de Bobby Vinton), o filme mostra alguns emojis como rostos tristes em bolas de futebol, baseball e basquete por terem sido deixados de lado nos parques vazios e trocados pelas novas tecnologias.

O vídeo, que além da TV foi veiculado nas redes sociais, termina com a mensagem “As telas estão acabando com as brincadeiras. Dê espaço para as brincadeiras”, seguida de um pedido bem inusitado mas que faz todo sentido: “Não visite o nosso site”. Porém, o site, na verdade, é bastante útil já que fornece informações para os pais sobre os benefícios de encorajar os filhos a fazerem atividades físicas. Acesse aqui.

Rachel Shantz , diretora de marketing da ParticipAction, esclarece que a campanha não é para desmotivar o uso de dispositivos digitais e sim equilibrar do uso do tempo livre das crianças, inclusive pelo bem da saúde delas. A campanha está sendo veiculado em canais de TV abertas, que doaram alguns minutos no espaço publicitário – nas redes sociais e em peças impressas.

Um ano de campanha

A campanha “Make Room for Play” foi lançada pela primeira vez em janeiro de 2015 com quatro spots – “Playground” “Hockey” “Basketball,” and “Skipping”. Em cada um deles, são mostrados um grupo de crianças felizes e envolvidos em atividades ao ar livre, até que uma tela preta lentamente começa a surgir e a apagar literalmente os espaço das brincadeiras.

Esse novo hábito das crianças, que contribui para a falta de exercício físico dessas crianças, podem resultar em obesidade, dificuldade para dormir, notas baixas, depressão e ansiedade”, alerta Rachel Shantz. Veja abaixo os spots da primeira parte da campanha.