Não chove, não lavo!

27/10/2014

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São Paulo vem sofrendo com problemas no abastecimento de água com o nível das represas do Sistema Cantareira cada vez mais baixos. Como a cidade conta com mais de 7 milhões de veículos, seriam gastos cerca de 3,5 bilhões de litros de água para lavá-los, segundo a SABESP. Pensando nisso, a ONG The Nature Conservancy lançou a campanha “Não chove, não lavo”. Divulgada através das redes sociais, a ação convida a população de São Paulo a parar de lavar seus carros até situação dos reservatórios melhorar.

Além da divulgação do vídeo acima no Youtube, a campanha mobiliza as pessoas a postarem a hashtag #NaoChoveNaoLavo junto com fotos de seus carros sujos, que são divulgadas no site (http://www.naochovenaolavo.com.br). De acordo com Marcelo Moura, diretor de marketing da ONG, a ideia é explorar a brincadeira para que o brasileiro viralize a campanha.

Entenda o problema

O Sistema Cantareira é um dos maiores sistemas produtores de água do mundo e abastece 13 cidades dos estado de São Paulo – incluindo a capital – e está com apenas 13% de sua capacidade e, de acordo com o Datafolha, 67% dos paulistanos estão sofrendo com a escassez de água atualmente. Diante da gravidade da situação, a Sabesp decidiu aproveitar água do volume morto (abaixo da linha de captação) que serve como uma reserva técnica e não costuma abastecer a população.

The Nature Conservancy

A ONG  The Nature Conservancy (TNC)  foi criada em 1951 nos EUA e trabalha em diversas partes do mundo com o intuito de proteger as diversas formas de vida. Presente em mais de 35 países, a ONG atua no Brasil há 26 anos desenvolvendo projetos na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. Para mais informações, entre o no site http://www.tnc.org.br/.