Enterrando 2016

08/12/2016

holiday-hole-hed-2016

Uma campanha para enterrar simbolicamente 2016. Durante a Black Friday, o pessoal que bolou o jogo  Cartas contra a Humanidade, um jogo de mesa popular entre os estudantes universitários dos Estados Unidos – e que ganhou até fuma versão anti-Trump com as piores frases (homofóbicas, misóginas e racistas) do republicano –  lançou uma nova ação: o Holliday Hole (Buraco das Festas de Fim de Ano). O objetivo foi “comemorar” o futuro que aguarda os Estados Unidos com a eleição de Donald Trump.

buraco

Pelo site, os americanos podiam fazer doações. E enquanto o dinheiro fosse entrando, a escavação era realizada. Foram arrecadados exatos US $ 100.573. Em tempo real, em vídeo, os doadores puderam acompanhar a escavação do buraco, numa área sem vegetação e desabitada do Illinois. Depois, o buraco foi coberto.

Parece bobo. E é.  De propósito. Além da evidente crítica política do grupo (eles fizeram abertamente campanhas anti-Trump), também é uma crítica ao “espírito” de consumismo desenfreado da sociedade americana nessa época do ano, que começa com a Black Friday e vai até o Ano Novo. Não por acaso, uma das linhas de produtos da loja online é um presente barato que vem com um pedaço de carvão embrulhadinho para o Natal. Por que eles não doaram o dinheiro para a caridade? Porque não era o dinheiro deles.

Confira a tradução da imagem acima:

O que está acontecendo aqui?

Cartas contra a Humanidade está cavando um buraco.

Isto é real? Infelizmente é.

Onde é isso? America. E nos nossos corações.

Tem um outro sentido ou propósito nisso? Não.

O que eu ganho contribuindo com este projeto? Um buraco fundo. O que mais você poderia comprar? Um iPod?

Por que vocês não estão doando este dinheiro para a caridade? É o seu dinheiro.

Esse buraco é ruim para o meio ambiente? Não. Esta é uma área vazia. Agora tem um buraco. Isto é vida.

Como eu posso me sentir sobre isso? A gente acha que é engraçado. Talvez não ache agora mas em algum momento no ano que vem você relembre essa história.

Quão profundo vocês cavarão? Grande pergunta. Enquanto vocês continuarem gastando, nós continuaremos a cavar. Nós queremos saber quão longe essa coisa vai.

E se vocês cavarem até encontrar o magma? Ao menos nós teremos sentido alguma coisa.

Sátira nerd

O jogo Cartas contra a Humanidade foi criado por um grupo de estudantes de Highland Park High School para uma festa de Ano Novo. A inspiração, segundo um de seus criadores, eram os “liberais loucos” da política americana que têm um discurso homofóbico, racista ou misógino (ou os três).  O sucesso da brincadeira o transformou em empreendimento. O jogo foi financiado com uma campanha de crowdfunding no Kickstarter em dezembro de 2010 e alcançou sua meta de US $ 4.000 em duas semanas. A campanha terminou em 30 de Janeiro de 2011 e arrecadou mais de US$ 15.000, quase 400% do seu objetivo original.

Pode ser comprado online ou baixado gratuitamente. Uma visita à loja online pode render boas risadas. A linha de produtos mantém o tom satírico e crítico acerca da política, crenças do american way of life e ao próprio consumismo.